Quais os termos jurídicos mais usados?

Perguntado por: uamorim2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Quais os termos jurídicos mais utilizados por advogados?

  • BIS IN IDEM. ...
  • DATA VENIA. ...
  • A QUO/AD QUEM. ...
  • COISA JULGADA. ...
  • SUCUMBÊNCIA. ...
  • JURISPRUDÊNCIA. ...
  • LIMINAR. ...
  • ACÓRDÃO. É um termo jurídico usado para se referir a decisões proferidas por um grupo de juízes, por isso, chama-se decisão colegiada.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Esse é um post bem rápido, só para ensinar a forma certa de se dirigir a um juiz em audiências: Chame-o de “EXCELÊNCIA”.

Juridiquês é o nome dado à linguagem utilizada por advogados e demais profissionais da área jurídica. Normalmente, a linguagem é repleta de termos técnicos, que são difíceis de se compreender para a maioria da população em geral.

Além de ser praxe consagradíssima no meio jurídico, o tratamento “Excelência” deve ser aplicado aos advogados por força de disposição constitucional e legal. Era isso.

Cadastro de reserva nada mais é que o contingente de candidatos aprovados no concurso público, porém fora do número de vagas. Ou seja, se o candidato foi aprovado no concurso, mas fora do número de vagas, ele está no cadastro de reserva.

O procedimento investigatório criminal (PIC) foi disciplinado pela Resolução nº 181, de 07.08.2017, com a redação dada pela Resolução nº 183, de 24.01.2018, do Conselho Nacional do Ministério Público – assegurados os direitos e garantias do investigado –, que devem ser observados pelos Promotores de Justiça e ...

10 dicas de ouro para aprimorar sua escrita jurídica

  1. Saiba usar o latim. A língua latina é inseparável da terminologia jurídica. ...
  2. Escreva à mão. ...
  3. Mantenha um glossário pessoal. ...
  4. Aprenda a iniciar e a concluir. ...
  5. Escreva tudo do zero. ...
  6. Aprenda pontuação.

A linguagem jurídica é resultado de um desdobramento da linguagem humana, para ser mais exato, corresponde à linguagem utilizada por juristas e operadores do direito para criar diálogos inerentes à essa ciência, através do bom uso da redação forense e do português jurídico.

Os brocardos jurídicos latinos, também chamados de axiomas, guardadas as proporções, correspondem aos provérbios ou ditados populares que passam por várias gerações e sempre com o mesmo significado original, demonstrando, de forma inequívoca, o acerto da sabedoria dos antigos.

Prezado(a)consulente, r. sentença signinica que a senteça foi prolatada. o r. é abreviatura de respeitável. O inteiro teor da sentença poderá ser consultado diretamente no Cartório onde o processo tramitou ou mediante seu advogado(a).

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

Se o Projeto de Lei do Senado 332/2017 for aprovado, os magistrados — e outras autoridades — poderão ser chamados de “senhor” ou simplesmente “você” ou “tu”.

872, no capítulo sobre “reduções mais correntes”, encontramos MM. como única abreviatura de Meritíssimo.

Ao iniciar a sustentação, primeiramente, cumprimente o Presidente da mesa, o Relator e demais Desembargadores, representante do Ministério Público, colegas e serventuários da justiça, conforme exemplo: "Ilustríssimo Desembargador Presidente, Desembargador Relator e demais Desembargadores e autoridades, bom dia.

Senhor(a) Juiz(a), Cumprimentando-o (a), cordialmente, sirvo-me do presente para informar a Vossa Excelência que as requisições de policiais civis feitas pelas respectivas unidades judiciárias à Superintendência da Polícia Civil - PCCE, para comparecimento em atos judiciais, reguladas pelo art.

"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.

A primeira coisa a fazer é informar seu nome e explicar com clareza, brevemente, o seu caso. Provavelmente o profissional responderá se apresentando, e diante da menor ou maior complexidade do seu caso, ele conduzirá a conversa. As perguntas realizadas são necessárias e precisam ser respondidas com honestidade.

Na primeira Carta de São João, o discípulo deixa a seguinte mensagem ao mundo: “Meus filhinhos, eu vos escrevo isto para que não pequeis. Mas se acontecer a alguém pecar, temos um advogado diante do Pai, Jesus Cristo, que é justo.”

advogado = Adv.º, Advo.

CONECTIVOS: Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, no momento em que, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes, ocasionalmente, sempre, ...