Quais os tensoativos mais utilizados?

Perguntado por: iaguiar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Os mais comuns são os tensoativos aniônicos que apresentam sulfato na estrutura, como o lauril éter sulfato de sódio (ou lauril sulfosuccinato de sódio), o sarcosinato de sódio e o lauril sulfato de amônio. O lauril sulfato de sódio é, provavelmente, o agente surfactante mais utilizado nas indústrias de cosméticos.

Os agentes tensoativos catiônicos são agentes de condicionamento carregados positivamente e comumente utilizados na composição de produtos como: condicionadores, mascaras capilar e amaciantes de roupas.

Os tensoativos para cosméticos são os tensoativos catiônicos, não-iônicos, anfóteros e os aniônicos. Todos são fabricados por rígidos métodos fabris e se enquadram nas normas e especificações nacionais para serem utilizados como matéria-prima de cosméticos.

Os mais comuns são os tensoativos aniônicos que apresentam sulfato na estrutura, como o lauril éter sulfato de sódio (ou lauril sulfosuccinato de sódio), o sarcosinato de sódio e o lauril sulfato de amônio. O lauril sulfato de sódio é, provavelmente, o agente surfactante mais utilizado nas indústrias de cosméticos.

Os tensoativos naturais são derivados de gordura animal ou vegetal como oliva, palma, palmiste, coco ou sebo de vaca e banha de porco e também algumas plantas que tem esse poder de limpeza.

Os emulsificantes possuem médio e alto HLB e podem ser adicionados em ampla faixa de pH. Os tensoativos possuem poder de solubilizar ingredientes oleosos em meios aquosos, alcoólicos ou hidro alcóolicos.

Tensoativo não iônico voltado para cosmética verde, reforçador da camada lipídica para uso em formulações tensoativas de limpeza. Proporciona maciez e hidratação à pele e confere brilho aos fios capilares. Auxilia no aumento da viscosidade da formulação e diminui a irritabilidade dérmica de tensoativos primários.

Os compostos tensoativos ou surfactantes são substâncias orgânicas que apresentam como característica principal o fato de terem um comportamento anfifílico, ou seja, podem interagir tanto com substâncias polares quanto apolares.

Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. É por isso que o sabão muitas vezes é chamado de agente tensoativo ou surfactante, pois ele diminui a tensão superficial da água.

- tensoativo primário: tensoativo principal, maior responsável pela limpeza dos cabelos; - tensoativo secundário: aquele que sozinho não tem bom poder de limpeza, mas é importante na formulação por garantir estabilização da espuma, viscosidade e suavidade.

Os tensoativos sintéticos são produzidos a partir de derivados de petróleo, matéria prima não renovável e que pode ou não ser biodegradável. Os biodegradáveis recebem esse nome porque sua estrutura apresenta cadeia carbônica sem ramificação, sendo assim mais fácil degradação pelas bactérias.

São livres de parabenos, não são etoxilados, possuem bom poder espumógeno e detergência, proporcionando à pele uma sensação suave durante o uso, e ao cabelo deixando lustroso e fácil de pentear.

Os tensoativos aniônicos são substâncias químicas responsáveis pela ação de limpeza dos shampoos. Estas moléculas conseguem solubilizar o óleo em água, ou seja reduzem a tensão superficial entre as substâncias insolúveis entre si, retirar a sujidade e os óleos naturais, minerais ou silicones presentes nos cabelos.

Os tensoativos têm uma faixa de pH desejável em que suas moléculas permanecem sem alteração estrutural, não apresentan- do hidrólises (quebra de ligações químicas em presença de água).

Os surfactantes, como os detergentes domésticos comuns, são agentes químicos que aumentam a solubilidade efetiva dos compostos orgânicos na água ou na fase aquosa. O termo surfactante ou agente tensoativo descreve a tendência desta classe de compostos para adsorver na interface entre duas fases fluidas imiscíveis.

Anifílicos (ou seja, com afinidade por água e óleo), os agentes tensoativos aniônicos permitem que essas substâncias sejam misturadas, removendo assim sujeiras incrustadas na pele e nos cabelos, como poeira, células mortas, oleosidade, entre outras.

formulação. natural que é o sódio é um coco-sulfate. gente porque que ele consegue substituir tão bem o lauril pensa assim ó o lauril ele tem carga negativa se você jogar aí no Google pesquisar qual que é a carga dele que vai ver que é um tenso ativo né um surfactante.