Quais os temperos utilizados pelos indígenas?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os seus temperos eram basicamente o sal e a pimenta ou uma mistura pilada dos dois. Eles abusavam da pimenta, qualquer que fosse a variedade: redonda, comprida, verde, vermelha, pequenas ou grandes. Alguns utilizavam também o limão, ervas silvestres, palmito de pindoba e o bredo ou caruru para temperar seus alimentos.

Principais alimentos consumidos pelos índios
Verduras e legumes: cubiu, alfavaca, chicória, cariru, mangarataia, entre outros. Raízes: mandioca, macaxeira, ariá, cará roxo.

As comidas típicas indígenas brasileiras possuem variações entre um povo indígena e outro. Porém, como ingredientes comuns entre elas estão: milho, mandioca, peixes, frutas, ou seja, aqueles retirados e coletados da natureza.

Hortaliças e Legumes Indígenas: Amendoim
Era cultivado pelos índios bem antes da chegada dos portugueses, ao lado de culturas como a mandioca, milho, batata, cará e taioba.

Os indígenas denominam de "roça" ao plantio da maniva (mandioca) e de outros tubérculos como a macaxeira, o cará, a batata-doce, o tajá e outros.

pimentas Capsicum

O tempero essencial dos povos indígenas eram as pimentas Capsicum, eles comiam verdes ou maduras, diferentes cores e formatos com peixe e vegetais, misturada a farinha de mandioca e preparavam também o que se chamava de ijuqui pimenta seca pilada com sal (que eles já sabiam fabricar, secando água do mar em valas).

O sal vegetal é feito a partir do processamento das folhas do aguapé, uma espécie aquática que prolifera na superfície das lagoas locais. A planta boia, com as folhas visíveis, e a raiz, submersa.

Principais alimentos tradicionais dos índios brasileiros:
Frutas, verduras, legumes, raízes, carne de animais caçados na floresta (capivara, porco-do-mato, macaco, etc), peixes, cereais, castanhas.

Entre muitos outros frutos nativos indígenas, podemos destacar o Açaí, Tucumã, Guaraná, Cupuaçú, Pinha, Cajuru, Pupunha, feijão-de-corda e pimenta-de-cheiro.

Já os utensílios utilizados e empregados pela cultura indígena foram os:

  • Pilões de pau;
  • Colheres de pau;
  • Cestas e peneiras de tecido ou de taquara;
  • Folhas de bananeira;
  • Palhas de milho;
  • Panelas e potes moldados no barro.

O livro mostra como, 500 anos antes da descoberta do Brasil, índios que povoavam as regiões Sul e Sudeste cultivavam alimentos como o milho, a abóbora e diversos tipos de feijão, que se tornariam “o tripé vegetal da cozinha caipira”, escreve o pesquisador.

A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ...

A pesquisadora Luiza Garnelo explica que a culinária indígena no Amazonas é composta de carboidratos (mandioca), proteínas (peixes e caça), frutas e pimentas. "A base comum na região é a mandioca.

Mandioca

A raiz da culinaria brasileira. Quando os primeiros portugueses desembarcaram no Brasil em 1500, encontraram os povos indígenas que se alimentavam de caça, peixes, frutas silvestres e principalmente das raízes de uma planta nativa: a mandioca.

Para muitos índios, a mandioca é a base da alimentação, sendo o milho também importante para muitas tribos.

Os tratamentos indígenas mais usados são os chamados “remédios do mato”, feitos com plantas e que são responsáveis pelo alívio da dor de 40% dos entrevistados. Existem ainda outras formas de tratar a dor, como, por exemplo, o uso de gordura animal, de enzimas, de banhos e de rituais de cura, conhecidos como pajelança.

As roças indígenas atuais
Entre as culturas plantadas pelos guarani paulistanos atualmente estão espécies de cultivo anual, como milho, mandioca, feijão, batata-doce, abóbora e melancia, chamadas por eles de tembi'u ete'i (comida verdadeira).

O produto mais importante da agricultura indígena é a mandioca. Os índios consomem a mandioca de várias formas, podendo ser assada, cozida, em forma de pasta ou de farinha. A mandioca pode ser classificada como o produto da agricultura indígena mais importante e seu uso é assado, cozido, m forma de farinha.

Os povos tupi eram horticultores mais eficientes do que os povos de região seca. Plantavam mandioca, milho, batata-doce, pimenta, cará. Até hoje a base de sua alimentação é a mandioca: assada, cozida, em forma de farinha ou de polvilho.

As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz-moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.