Quais os temperos que fazem mal para hemorroida?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Alimentos com temperos fortes e picantes podem causar um verdadeiro desarranjo na harmonia intestinal, com alteração na consistência das fezes, e dificultar o tratamento adequado da doença hemorroidária.

Alimentos que possam causar desconfortos gastrointestinais como o café, a pimenta e bebidas alcoólicas, além de alimentos que facilitam a formação de gases, como fermentados e leite, devem ser consumidos com moderação na dieta de quem está tratando as hemorroidas.

Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso (obstipação) ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas.

A Pomada Anti-inflamatória para Hemorróidas Biostévi é considerado o melhor anti-inflamatório para hemorróidas e foi desenvolvido para tratamento das hemorroidas internas e externas. Conta com ativos importantes para reduzir a inflamação, inchaço, dor, coceira, sangramento e inchaço.

Do lado dos legumes e verduras, feijão, lentilhas, grão-de-bico, acelga portuguesa, espinafre, berinjela, jiló e abobrinha são as melhores opções para um bom funcionamento intestinal”, cita o coloproctologista Umberto Morelli.

Por outro lado, deve-se evitar alimentos muito picantes, ácidos ou que irritem diretamente a região anal. “É importante ter cuidado com as pimentas, mostarda, embutidos apimentados, páprica, curry, molho de tomate, tomate (em excesso), catchup, álcool e sucos ácidos (em excesso)”, alerta Fernando.

-Se sentir vontade de evacuar vá ao banheiro, nunca deixe para depois, pois quanto mais tempo as fezes ficam parada no intestino, mais ressecadas elas ficam; -Aumentar o consumo de fibras com cereais integrais (aveia, chia, linhaça, centeio) e alimentos na forma integral (arroz, macarrão, pão, biscoitos);

Cavalinha. A infusão feita com cavalinha é um excelente remédio anti-inflamatório para a hemorroida. Para prepará-la, basta usar cinco gramas da planta para cada 100 ml de água – também é recomendada para lavagens, uma vez que alivia a inflamação da hemorroida.

O banho de água morna ajuda no tratamento da dor local, da coceira e da irritação. A compressa gelada, por sua vez, é indicada para diminuir inchaço local e sangramento, além de levar à redução da sensibilidade (anestesia).

Invista em laranja e limão, que são ricos em vitamina C e ajudam a diminuir o processo de inflamação e cicatrização do intestino.

Praticar exercícios físicos regularmente é bom para a saúde geral e também pode ajudar a prevenir as hemorroidas. Exercícios leves ajudam a manter o movimento intestinal regular e evitam a constipação, facilitando a evacuação. Atividades como a ioga, natação e caminhada, são bons para hemorroidas.

Caso forme um nódulo no ânus, não tente realizar manobras manuais para introduzi-lo de volta no canal anal. Raramente “manobras heroicas” serão eficazes e podem traumatizar a região e piorar a crise. Nesses casos, é melhor procurar ajuda médica.

COMPARTILHE: As hemorroidas são veias dilatadas na região anal, ou seja, varizes específicas desta parte do corpo. A dilatação desses vasos pode causar inchaço local, que é um dos sintomas mais perceptíveis e comuns do quadro.

Fazer um banho de assento de 15 a 20 minutos várias vezes ao dia pode aliviar muito o inchaço e a dor. Algumas ervas medicinais podem ser usadas na água morna como camomila, lavanda e arnica. Deve-se dispensar a água utilizada em cada banho. Deve-se lavar a região anal após as evacuações.

Os mais utilizados são aqueles com ação anti-inflamatória, como flavonid e venaflon, mas o médico pode indicar o uso de comprimidos anti-inflamatórios ou analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, para diminuir a inflamação local e aliviar a dor.

Agora que você sabe o que costuma causar esse problema, vamos entender como aliviar a dor para evacuar.

  1. Melhorar a alimentação. ...
  2. Aumentar a ingestão de água. ...
  3. Respeitar o funcionamento do intestino. ...
  4. Tratar as condições que causam dor.

Reduza a quantidade de gordura, carnes gordurosas e gordura de porco.

A Pomada para Hemorroida possui substâncias calmantes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar os sintomas de dor, coceira, ardência e sangramento. Hemofiss, Proctosan, Erva de Bicho e Proctyl são alguns dos medicamentos utilizados para tratamento de hemorroidas.