Quais os temas mais populares do cordel?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Temática: a literatura de cordel tende a abordar lendas, religiosidades e fatos históricos, mas suas temáticas são as mais diversas. Desde acontecimentos do cotidiano e a vida do povo sertanejo, até grandes romances e acontecimentos da história do Brasil.

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras.

Principais características
No geral, o cordel é escrito em métrica com rimas que fazem a musicalidade dos versos. Torna-se uma forma de resistência para o folclore da região de onde surge, já que o gênero cordel trata dos costumes locais, fortalecendo as identidades regionais.

Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc. ; Presença de rimas, métrica e oralidade.

Resposta: A burrice do ser humano.

7 cordéis famosos que você precisa conhecer

  • #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos. ...
  • #2. Cordel, de Patativa do Assaré ...
  • #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral. ...
  • #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna. ...
  • #7.

O músico e escritor Edilberto Cipriano de Brito, conhecido por Beto Brito, da cidade de João Pessoa – PB, demorou 900 dias para escrever o maior cordel do Brasil, intitulado ´Bazófias de um cantador pai dégua”. São aproximadamente 271.620 caracteres, 1.400 estrofes sem septilha, 384 páginas e 8.400 rimas.

Rimas consoantes As que se conformam inteiramente no som desde a vogal tônica até a última letra ou fonema. Ex.: fecundo e mundo; amigo e contigo; doce e fosse; pálido e válido; moita e afoita. (Essa é a forma adotada nas cantorias e na literatura de cordel por ser uma rima perfeita). >

Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.

Memória — Segundo Francisco, o cordel é uma manifestação cultural que aborda a leitura, o canto, o aspecto rítmico compassado das declamações e a ilustração das capas, por meio de xilogravura, desenho, foto ou pintura.

Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

A obra literária que conta histórias através de rimas
Também conhecido como folhetos, eles eram vendidos em feiras, bancas e mercados. O nome de cordel é original de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes.

Os temas incluem desde fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas , temas religiosos, entre muitos outros.

Apresentá-las ao gênero por meio de cordéis mais curtos, como os escritos em quadras (estrofes de quatro versos) ou sextilhas (de seis), é a melhor estratégia. Não fragmente o cordel. Durante o processo de alfabetização, é importante que os pequenos compreendam o texto em sua integralidade.

Cultura Nordestina – Pode-se dizer que a Literatura de Cordel é algo que representa a cultura nordestina, pois está presente na maioria dos estados do nordeste brasileiro, seja, nas histórias, nos personagens, nos elementos que simbolizam o Nordeste, a linguagem, a arte, a arte presente nas capas – xilogravura, à ...

De origem portuguesa, a literatura de cordel começou com o Trovadorismo medieval, por volta do século XII. Os trovadores cantavam e espalhavam histórias para a população que, na época, era em grande parte analfabeta, mas acabava tendo acesso às histórias por meio dessas canções.

O tema deste cordel da imagem é a censura que muitos escritores e músicos sofreram durante o período da ditadura militar. Além disso, finalidade do poema é satirizar através de versos e estrofes (caracterização do texto) a perseguição da polícia até o eu lírico.

O gênero cordel em sala de aula além de ser dinâmico, pode contribuir no processo de aprendizagem do aluno, pois ele concede a chance de um entendimento social e crítico do educando. Destaca também a importância do ato de ler no processo de letramento do aluno a partir da sua realidade apresentada nos cordéis.

A literatura de cordel como conhecemos hoje teve sua origem ainda em Portugal com os trovadores medievais (poetas que cantavam poemas no século 12 e 13), os quais espalhavam histórias para a população, que, na época, era em grande parte analfabeta.

Por esse motivo, separamos uma lista maravilhosa com os 5 maiores nomes do Cordel Brasileiro:

  • Apolônio Alves dos Santos. Apolônio Alves dos Santos. ...
  • Arievaldo Viana Lima. ...
  • Cego Aderaldo. ...
  • Elias A. de Carvalho. ...
  • Expedito Sebastião da Silva.

Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada.