Quais os tecidos mais quentes para o inverno?

Perguntado por: iparaiso6 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Algumas peças que valem a pena são as flanelas com algum percentual em materiais naturais, pois são respiráveis. Por exemplo: 50% poliéster 50% algodão; veludo leve; tricot; blazer e alfaiataria. Quanto mais sintético ou lã houver na composição, mais a peça vai esquentar”, alerta ela.

Uma roupa de tricô pode ser de lã, acrílico ou poliéster, sendo a primeira uma fibra natural (e mais fresca) e o acrílico e o poliéster fibras sintéticas, que deixam a peça mais quente. Além disso, é importante observar o espaçamento entre os fios, porque isso pode interferir na passagem do vento frio.

poliéster

O poliéster é a fibra sintética mais amplamente usada para roupas térmicas, pois é relativamente barata e oferece excelente desempenho em certos aspectos – principalmente porque as fibras podem ser unidas em um tecido muito leve, o que torna a peça muito mais durável.

No frio ameno, você deve escolher acessórios mais leves: boinas, chapéus, echarpes, pashminas e luvas Outono. O frio moderado, por sua vez, já exige uma proteção maior: use gorros, faixas térmicas (caso seja mais sensível ao frio), cachecóis, pashminas e luvas (podem ser térmicas ou de couro).

Enquanto o poliéster, conhecido pela resistência ao calor, garante a durabilidade da microfibra, a poliamida adiciona elementos como a capacidade de absorção e maior maciez. Dessa forma, tecidos de microfibra garantem peças – de vestuário ou não – flexíveis e resistentes tanto ao calor quanto à umidade.

Casaco e sobretudo em lã
O sobretudo é um casaco clássico e que nunca sai de moda. Este tipo de peça é ideal em tamanho e material já que a junção da lã com o comprimento mais alongado garante muito aquecimento!

Os principais tecidos sintéticos indicados para o frio são os acrílicos, que imitam a lã e têm características muito semelhantes. Também mantém o corpo aquecido, porém numa intensidade menor. Outras opções sintéticas de tecidos que aquecem para o inverno são o poliéster ou o nylon.

É importante observar a composição dos tecidos para inverno (buscando fibras que dificultem a troca de calor com o ambiente), a espessura e o espaço entre os fios, que serão os responsáveis por barrar o vento frio. Por tudo isso, é importante conhecer os tecidos das peças de inverno.

já as panelas de metal esquentam rapidamente e são excelentes condutoras de calor. Dentre as panelas de metal, a de cobre é a que esquenta mais rápido, seguida do inox e do ferro.

Essa é uma dúvida bastante comum em relação aos tecidos, que poderá te ajudar a escolher entre o poliéster ou algodão. Como vimos, o poliéster é mais quente, por ser uma fibra artificial. Já o algodão é respirável, o que faz com que o calor saia do corpo e gere maior conforto térmico.

Merino – Derivada de uma espécie de ovelha criada nas regiões montanhosas da Austrália e Nova Zelândia. Retém mais calor do que as lãs comuns, é extremamente macia e suave, devido a suas fibras finas, com pequenas escamas. É considerada superior aos outros tipos de lã.

A roupa térmica, também conhecida como segunda pele térmica, é a primeira camada na hora de se vestir. Ela fica em contato com o corpo para garantir o isolamento térmico, proporcionando a retenção do calor corporal. Por isso, é fundamental o seu uso no frio.

As malhas térmicas são produzidas a partir de tecidos especiais de alta performance, que maximizam a produção de calor do nosso corpo, além de conduzir suor e vapor para a parte externa da peça, mantendo o seu corpo seco e quente por muito mais tempo.

Algodão e viscose são as mais frescas, pois vêm de matérias-primas naturais. Elas são provenientes de plantas, algodoeiro e visco da árvore, por esse motivo esquentam menos. Por isso, toda vez que for comprar uma roupa, aconselhamos olhar a etiqueta.