Quais os sucos que grávida não pode tomar?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

O consumo de todas as frutas não só é permitido, mas também recomendado como parte de uma alimentação balanceada. Porém, por ser uma fruta mais ácida, algumas pessoas podem sentir incômodos, como azia ou refluxo, ao comer abacaxi. A dica é prestar atenção a como seu organismo reage.

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

Há também temperos e substâncias que precisam de moderação, pois o excesso pode causar enjoos, azia, diarreia, desconfortos, além de levar ao parto prematuro e atrapalhar o ganho de peso do bebê: canela; pimenta; café.

Alívio dos enjoos
Um estudo da Universidade de Ciências Médicas de Tabriz, do Irã, associa que o cheirinho do limão é o responsável por aliviar os enjoos. Por isso, a gestante pode beber algumas gotas misturadas à água, logo de manhã cedinho, sempre sem açúcar ou adoçante.

2Não existe contraindicação sobre o refrigerante na gravidez, mas devido aos seus componentes alguns desconfortos podem ser gerados, como no caso os abdominais pelo excesso de gás. 3Não só o refrigerante, mas todos os alimentos com grande teor de açúcar e cafeína devem ser consumidos moderadamente durante a gravidez.

São boas fontes dessa vitamina as frutas laranja, goiaba, acerola, morango, caju, manga e mamão, e vegetais como couve-flor. Uma boa dica é tomar suco de frutas cítricas ou comer a própria fruta durante as refeições principais. Outra boa ideia é substituir o vinagre pelo suco de limão no tempero de saladas.

É uma das frutas mais completas para as gestante. Dessa maneira, as vitaminas mais abundantes em sua composição são a vitamina A e a C. No que diz respeito aos minerais, o potássio é seu principal componente, assim como zinco.

Ter obesidade e ou diabetes não controlado antes e durante a gravidez; Fazer uso de medicamentos contra indicados no período gestacional; Ter alguém na família com malformação fetal; Gestante com idade acima de 35 anos.

Sendo rico em vitaminas C, E, B1, B2, B3 e ômega 9, além de cálcio e ferro, especialistas afirmam que o açaí pode ser consumido até duas vezes ao dia durante a gravidez, desde que da maneira mais natural possível e sem adição de açúcares.

Grávida pode comer abacaxi? Sim! O consumo de todas as frutas não só é permitido, mas também recomendado como parte de uma alimentação balanceada. Porém, por ser uma fruta mais ácida, algumas pessoas podem sentir incômodos, como azia ou refluxo, ao comer abacaxi.

O problema é que, se consumidos em excesso, essas delícias, que têm grande quantidade de açúcar e gordura, podem causar alterações das taxas de glicose no sangue, levando ao diabetes gestacional.

Segundo estudos que já vêm sendo realizados há várias décadas, as maçãs aumentam a qualidade de vida e trazem mais de uma dezena de benefícios para gestantes. Como se não bastasse tudo isso, a maçã também tem outra função interessante durante a gravidez: reduzir os riscos da criança sofrer com asma!

Ideal que a gestante realize refeições principais como café da manhã, almoço e jantar e pode aproveitar os intervalos para inserir lanches leves sempre que bater a fome. Queijo pasteurizado, castanhas oleaginosas, torrada com atum, vitaminas e frutas são liberados.

Frutas e saladas sem higienização correta
Frutas e legumes mal lavados são uma fonte de contaminação devido à toxoplasmose, que pode causar aborto, nascimentos prematuros, malformações e outros problemas. Portanto, todos os vegetais devem ser lavados bem antes do consumo e evitar comer vegetais crus fora de casa.

A banana apresenta folato, que protege o feto de problemas no tubo neural. Além disso, a fruta é constituída de vitaminas C e B6, bem como minerais potássio e magnésio. No caso da vitamina B6, ela regula os níveis de sódio no organismo e alivia a náusea e os enjoos.

O que as grávidas devem evitar no primeiro trimestre?

  • Não utilizar qualquer medicamento sem orientação médica;
  • Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  • Evitar o consumo excessivo de chás e cafeína;
  • Atividades físicas devem ser orientadas por um profissional;
  • Evitar comer alimentos crus, como carne, peixe e ovos;

Grãos integrais, frutas e vegetais. Carne magra, aves e peixes.