Quais os sobrenomes que dão direito à cidadania portuguesa?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Segundo um levantamento do site “Nós, portugueses”, os 10 sobrenomes (apelidos) mais comuns em Portugal são: Silva, Rodrigues, Fernandes, Gonçalves, Santos, Pereira, Costa, Ferreira, Gomes e Martins.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
A verdade é que os países exigem mais evidências, já que muitos sobrenomes são comuns em diferentes nações, e há um limite geracional que não consegue abranger todos descendentes de uma família.

Existe limite de gerações para pedir a cidadania portuguesa? Como dissemos anteriormente, a lei não impõe um limite geracional, mas ela abrange apenas duas gerações que podem solicitar a nacionalidade portuguesa de forma direta: filhos e netos.

A primeira forma, e a mais básica, é pelo seu sobrenome. Por passar de geração em geração, o seu sobrenome pode dizer qual a sua descendência. Sobrenomes como: Silva, Santos, Gomes, Sousa, Dias, Oliveira, são os mais comuns dos portugueses. A segunda forma de descobrir é fazendo uma breve pesquisa pela sua família.

Têm direito à cidadania europeia por descendência os (as) filhos (as) de pai ou mãe eslovenos. Os descendentes até a quarta geração também têm direito à cidadania por meio de naturalização, onde ele deve renunciar a sua nacionalidade original.

Antes de qualquer coisa, saiba que NÃO é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome. Isso porque, mesmo que alguns sobrenomes sejam de fato comuns e populares em outros países, isso não dá direito à aprovação da dupla nacionalidade, já que há uma limitação geracional, abrangendo, no máximo, filhos e netos.

A italiana ganha quando falamos sobre o processo de reconhecimento, que é bem mais simples que o da portuguesa. Isso porque neste caso não existe limites de gerações na transferência da cidadania, ou seja, mesmo que o seu parente italiano seja muito distante, você terá sim o direito de se tornar um cidadão italiano.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook.

A estimativa para a conclusão dos processos não é a mesma para todas as conservatórias de Portugal e existem brasileiros há mais tempo na fila. Em média, um processo para tirar a cidadania por naturalização tem a estimativa de durar entre um e dois anos a partir da apresentação de documentos, apurou o Portugal Giro.

A cidadania portuguesa fica no meio termo. O preço pode variar de R$ 700 a mais de R$ 3 mil. Tudo, como nos outros países, depende dos documentos já conseguidos e os que devem ser solicitados pelo consulado.

Por TechTudo

  1. Entre no site do SIAN (sian.an.gov.br) e clique em “Acessar pelo gov.br”, caso já tenha um cadastro em serviços do Governo. Se não tiver, toque em “Não tenho cadastro” e em “Brasileiro”. ...
  2. Digite seu CPF e sua senha no site do Governo Federal. ...
  3. Por fim, busque pelo sobrenome que você deseja saber a origem.

Para fazer uma árvore genealógica completa, que possa realmente facilitar na busca de documentos, é importante que ela tenha as seguintes informações:

  1. Nome completo do familiar;
  2. Datas e locais de nascimento / casamento / falecimento;
  3. Data de chegada ao Brasil.

Além de ter a possibilidade de morar nos Estados Unidos com cidadania portuguesa, ainda há outras vantagens. Uma das vantagens da cidadania portuguesa é que ela permitirá que você entre e saia de todos os países membros da União Europeia, sem muita burocracia.

Então confira uma lista com os sites que podem te ajudar a montar sua árvore genealógica.

  1. FamilySearch. ...
  2. MyHeritage. ...
  3. Ancestry. ...
  4. Arquivo Nacional. ...
  5. Geneanet. ...
  6. Genoom. ...
  7. Geni.