Quais os sobrenomes nobres?

Perguntado por: epires . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Algumas das nobres famílias listadas no Dicionário Histórico

Sobrenomes com Q:Sobrenomes com R:
Quadri. Quadro. Quintana-Duegnas.Rabatta. Radici. Rafaelli. Ramberti. Raschieri. Recanati-Zucconi. Regin. Ricci. Ripaldi. Rivera. Rocatti. Roveretta.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Sobrenome toponímico ibérico e italiano, com origem no latim valles ou vallis, “trincheira”, “depressão” ou “vale”, “lugar cercado de montanhas”, o que indica o lugar de moradia de um ancestral.

Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Características físicas

  • 60,14% tem cabelos castanhos;
  • 31,06% tem cabelos pretos;
  • 8,21% tem cabelos loiros;
  • 0,57% tem cabelos ruivos.

Os sobrenomes podem ser modificados legalmente em alguns casos. Pode ser por meio de casamento, divórcio, erro de grafia, adoção legal ou um novo matrimônio. Há sempre a possibilidade de colocar um sobrenome não pertencente aos pais, pois isso foi aprovado em 2022.

Pelo segundo ano consecutivo, Miguel e Helena são os nomes masculino e feminino mais registrados no Brasil. O levantamento foi feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), que levou em conta registros em 7.658 cartórios em todo o Brasil.

1. Silva. Se você não tem o sobrenome Silva, com certeza, conhece diversas pessoas que têm. Isso porque ele é o sobrenome mais comum de todo o país e de acordo com o site Forebears, 1 em cada 93 cidadãos brasileiros é registrado com ele.

Sim. Geralmente é possível fazer a inclusão do sobrenome materno através de uma ação judicial. Para isso você precisa do auxílio de um advogado que entrará com a ação de Retificação de Registro Civil.

O sobrenome Bueno é de origem espanhola e classificado como sendo de origem de alcunha.

Para acrescentar sobrenomes é necessário ingressar com uma ação judicial denominada ação de retificação de registro civil, só é possível ingressar com esse processo por intermédio de um advogado.

Apesar de não ser possível criar um sobrenome, a inclusão e a exclusão foram facilitadas em alguns casos. "Conforme a nova legislação de registros públicos, não é possível que se invente um sobrenome.

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais. Hoje, é impossível saber quantos “Silvas” existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema.