Quais os sintomas quando o baço está doente?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

Entre as principais razões para o aumento do baço estão infecções variadas, como, psitacose, brucelose, endocardite bacteriana subaguda, calazar, sífilis, malária, tuberculose, entre outras.

(Esplenomegalia)
Muitos distúrbios podem fazer com que o baço cresça. Muitos distúrbios, incluindo infecções, anemias e cânceres, podem provocar esplenomegalia. Os sintomas não são em geral muito específicos, mas podem incluir a sensação de que se está cheio ou dores na parte superior esquerda do abdome ou das costas.

Vegetais de raiz, batata doce e verduras folhosas são nutrientes essenciais para o baço. Além de cenoura, abóbora, maçã, gengibre, cevada, arroz e alho. Por fim, beba pouco líquido durante as refeições, e para reduzir a fermentação digestiva, separe as frutas e alimentos que contém açúcar da sua refeição principal.

O exame tem como objetivo analisar fígado e baço em busca de hemorragias, nódulos e alterações de funcionamento.

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e baço.

O baço/pâncreas tem preferência por alimentos com sabor doce. Alguns deles são: mel, castanha, amêndoa, noz, soja, grão de bico, feijão, abacate, banana, mamão, manga, mandioca, abóbora, beterraba, batata, batata doce, cará, cenoura, milho, couve-flor, carne de porco, chá de camomila, erva doce e cidreira.

As pessoas podem viver sem o baço (um quadro clínico chamado asplenia). A ausência do baço no nascimento é um distúrbio raro. Os bebês com esse distúrbio muitas vezes também têm um defeito no coração. Alguns são graves, mas muitos não são.

Palpação do baço
Para palpá-lo, o examinador posiciona-se à direita do paciente e com a mão direita em garra tenta sentir o polo esplênico inferior durante a inspiração profunda próximo ao rebordo costal esquerdo. Causas de esplenomegalia: hipertensão portal, infecção, anemia hemolítica, linfomas, esquistossomose.

Ajuda ao sistema imunológico
O baço ainda é responsável por capturar vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças e eliminá-los do organismo. Isso é feito a partir da reciclagem do sangue, sobre a qual falamos anteriormente.

A ruptura no baço é uma lesão grave, que decorre de um trauma no abdômen, seja em razão de um acidente de trânsito, contusão ocorrida durante a prática de esportes, socos e demais colisões na região da barriga.

Normalmente, é descrita como uma sensação de peso e desconforto mais comumente no quadrante superior esquerdo do abdome. Sintomas como anorexia, náusea, vômitos, diarreia, constipação, perda de peso ou outras disfunções intestinais podem estar presentes, mas não são comuns.

O aumento do baço pode ser resultado do aumento das funções do órgão devido a fatores como artrite reumatoide, talassemia, anemia perniciosa, hemoglobinopatias, sarcoidose, lúpus eritematoso sistêmico, mielofibrose, neutropenias imunes, trombocitopenias, resposta a medicamentos, hepatite viral, AIDS, citomegalovírus, ...

O baço/pâncreas tem preferência por alimentos com sabor doce, Alguns deles são: mel, castanha, amêndoa, noz, soja, grão de bico, feijão, abacate, banana, mamão, manga, mandioca, abóbora, beterraba, batata, batata doce, cará, cenoura, milho, couve-flor, carne de porco, chá de camomila, erva doce e cidreira.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

É o segundo maior órgão do corpo, sendo a maior glândula. Situa-se na cavidade abdominal imediatamente abaixo do diafragma e deslocado para o lado direito.

Alguns remédios caseiros que ajudam no tratamento de problemas no fígado são:

  1. Chá verde. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Suco de beterraba com limão. ...
  4. Chá de alcachofra. ...
  5. Suco de abacaxi com cúrcuma. ...
  6. Chá de cardo-mariano. ...
  7. Infusão de jurubeba.