Quais os sintomas quando a pessoa tem verme?

Perguntado por: emello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Conheça quais são as seis verminoses mais comuns no Brasil.

  • Ancilostomose. ...
  • Ascaridíase. ...
  • Esquistossomose. ...
  • Giardíase. ...
  • Oxiuríase. ...
  • Teníase.

O albendazol serve para matar vermes e parasitas, expelindo-os pelas fezes. Esse vermífugo é vendido em comprimidos ou em forma líquida.

Normalmente, os vermes causam flatulência, diarreia e dor abdominal, os mesmos desconfortos que incomodam quem tem intolerância à lactose. Mas eles ainda podem causar perda de apetite e de peso, tosse, insônia, anemia, excesso de sono, problemas de memória e respiratórios, cansaço e até depressão.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, cambendazol, pamoato de pirantel e nitazoxanida.

Podem causar uma séria reação inflamatória no fígado e no baço. Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

A teníase é provocada pela presença no intestino delgado das formas adultas da Taenia solium ou da Taenia saginata. A parasitose adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas, que contém as larvas, pode causar dores abdominais, náuseas, debilidade, perda de peso, gases, diarreia ou constipação.

O exame parasitológico (EPF) é um tipo de análise laboratorial usada para investigar se há parasitas no intestino do paciente.

Apesar dos nomes complicados, a maioria das infestações não é grave. Os casos preocupantes são quando há uma infestação muito severa (muitos bichos no intestino, que podem provocar uma obstrução) ou quando há uma complicação (como no caso do ovo da solitária, que pode ir para o cérebro).

Náuseas, convulsões e pele mapeada
Retribuem com doenças (verminoses), entre elas a esquistossomose, também conhecida por barriga-d'água, uma das mais disseminadas em regiões tropicais e precárias. Na fase aguda, seus sintomas são típicos de uma infecção intestinal (febre, fraqueza, diarreia).

Segundo os especialistas em enteroparasitoses (parasitoses do intestino) a resposta é não. E a atitude é desaconselhada pelos médicos.

Estudos (*) apontam que a graviola possui propriedade anti-helmíntica (combate de vermes), sendo uma forma natural de controle de parasitas intestinais.

Existem ainda casos em que a presença e vermes no intestino provocam inchaço da barriga, o que pode causar um ligeiro desconforto na região ao redor do umbigo.

A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.

“Os sintomas das verminoses e protozooses são parecidos e incluem desconforto abdominal, cólica, diarreia. Alguns protozoários, como a ameba, podem provocar uma diarreia com pus e sangue. Já a giardíase causa dor de estômago e diarreia”, afirma o médico.

Recomendo um primeiro tratamento de 7 a 15 dias e repetir na lua minguante ou lua nova, pois nestas fases da lua os vermes estão mais fracos'', explica. Pesquisas mostram que alguns vermes atacam mais quem anda descalço, toma banho de rio e tem pouca higiene.

Os comprimidos de albendazol podem ser tomados durante ou após as refeições ou de estômago vazio.

Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica. Então, isso deve acontecer após a detecção de sintomas muito evidentes ou de um exame de fezes como o parasitológico de fezes, por exemplo, ou quando há recomendação de órgãos de saúde pela região.

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.