Quais os sintomas do T3 baixo?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.

Abacate e sementes de chia e linhaça. Esses três alimentos são fontes vegetais de ômegas essenciais, como ômega 3. A nutricionista explica que esse nutriente atua na manutenção da função tireoidiana e contribui para a produção regular dos hormônios T3 e T4.

Quais são os resultados possíveis para o exame T3 Livre? Resultados entre 1.71 e 3.71 pg/ml estão dentro da faixa normal. Valores baixos podem acontecer no hipotireoidismo, quando a tireoide está funcionando pouco.

SYNTHROID é indicado para a reposição de um hormônio normalmente produzido pela glândula tireoide.

O que é T3? É um segundo hormônio da tireoide também produzido por sua glândula, além de outros tecidos através da desiodação do T4 (conversão enzimática). Através desse hormônio é possível manter o controle muscular, função e desenvolvimento do cérebro, coração e funções digestivas.

Falta de energia, cansaço constante, sono ruim, ganho (ou em alguns casos perda) de peso, diminuição do interesse por sexo, dores de cabeça, crises de enxaqueca, sensação de frio a toda hora, sonolência, diminuição do raciocínio, perda de memória, queda excessiva de cabelos, unhas quebradiças, pele seca…

Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide.

Além disso, muitas vezes é necessário que o T3 seja tomado em 2x ao dia. Consulte seu endocrinologista se você tem hipotireoidismo e mantém algumas das queixas, ele certamente poderá te ajudar a esclarecer melhor suas dúvidas e conduzir seu tratamento de forma mais adequada.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Os hormônios da tireoide T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) são muito importantes para o funcionamento de todo o corpo!

Valores Normais
Os demais exibem as seguintes amplitudes: Triiodotironina (T3): 80 a 200 ng/100ml.

O uso de T3 sem indicação pode levar à osteoporose precoce e por elevar a frequência cardíaca, há o risco de arritmia e insuficiência cardíaca como efeitos colaterais.

Dá pra tomar o remédio junto com a comida
Um dos empecilhos relatados por quem tem hipotireoidismo é a exigência de tomar o medicamento que repõe os hormônios da tireoide (o T3 e o T4) logo ao acordar, em jejum, cerca de 30 minutos antes do café da manhã.

A conversão periférica de T4 em T3 ocorre principalmente nos rins por ação da enzima 5' monodesiodase, mas também pode ocorrer no fígado, através 3' monodesiodase, formando T3 reverso cuja função biológica é desconhecida.

A secreção dos hormônios T3 e T4 é aumentada devido à ação do hormônio TSH, o hormônio estimulador da tireoide. Quando os níveis de hormônios tireoidianos no sangue diminuem abaixo dos níveis normais, o hipotálamo secreta o hormônio liberador da tirotrofina (TRH), o qual age na hipófise, induzindo-a a secretar o TSH.

O hipotireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Quando a produção da tireoide cai – no caso do hipotireoidismo – o metabolismo consequentemente fica mais lento, e o corpo reage geralmente com sintomas que variam de pessoa pra pessoa, mas que ,em geral, englobam cansaço, sonolência, inchaço, depressão, oscilações de humor, queda de cabelo, unhas fracas, intestino ...

Cansaço excessivo
O cansaço exagerado e contínuo, sem causa que o justifique e acompanhado de indisposição, desânimo e sonolência, são sinais relevantes do hipotireoidismo. Esse distúrbio é originário da redução na produção de hormônios tireoidianos, normalmente, devido à Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune.

Um problema na tireoide como hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios da tireóide) ou hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios da tireóide) pode, frequentemente, desencadear enxaqueca e dores de cabeça, além de uma série de outros sintomas.

O que é o hipertireoidismo
O hipertireoidismo (ou tireotoxicose) é uma doença caracterizada pelo aumento na produção dos hormônios da tireóide. É mais difícil de detectar do que o hipotireoidismo; e pode levar a complicações cardíacas como insufuciência, arritmia e taquicardia.