Quais os sintomas do PSA alto?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

vontade frequente de urinar; jato fraco ou interrompido; sangue na urina ou sêmen.

Incapacidade de reter a urina; Disfunção eréctil; Jacto/fluxo urinário fraco ou intermitente; Dor na região lombar, pélvica, rectal, inguinal, testículos ou coxas.

Em geral, o PSA tende a aumentar quando o tecido prostático sofre alguma alteração, seja ela provisória ou não. Logo, a infecção urinária altera o PSA caso a retenção urinária seja grave, gerando esforço para o paciente urinar.

O aumento repentino do PSA nem sempre indica câncer de próstata. O nível médio de PSA já aumenta gradualmente conforme a idade, e em casos de doenças como prostatites e infecções urinárias pode ser percebido o aumento repentino.

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença. Em caso de o paciente apresentar valores de PSA totais entre 2,0 e 10 ng/ml, independentemente da idade, recomenda-se solicitar o exame de PSA Livre para a confirmação dos valores.

Câncer de próstata
Dificuldade para iniciar e terminar a micção ; Fluxo de urina fraco; Sentir que a bexiga não está completamente esvaziada; Sangue na urina ou no sêmen.

Além disso, estas alterações podem ter repercussões noutras áreas próximas, pelo que também é frequente sentir dor ou desconforto numa das seguintes zonas ou em várias em simultâneo: Pénis, escroto e/ou recto; Parte inferior das costas; Região entre os testículos e o ânus (períneo);

A prostatite aguda é caracterizada por uma inflamação na próstata, que pode aparecer repentinamente. Os sintomas mais comuns são dor na região genital (e pélvica), febre, tremores, dor na virilha, mal-estar, urina com cheiro forte e aspecto turvo.

Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.

Como é feito o exame PSA? Para rastrear o câncer de próstata por meio do PSA, é preciso coletar uma amostra de sangue em laboratório, que demora em torno de 5 a 10 minutos. O resultado é obtido dentro de 2 dias.

O PSA é realizado através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica que pode ser do: PSA Total, corresponde a quantidade de PSA presente no sangue; PSA livre, neste exame é medida a quantidade de PSA que circula solta no sangue.

Sangue na urina ou no sêmen; Dor ou queimação ao urinar ou ejacular; Dor ou rigidez frequente na parte inferior das costas, nos quadris, na área pélvica ou retal ou na parte superior das coxas; Jato urinário fraco ou gotejamento de urina.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, os alimentos ricos em gorduras saturadas e zinco favorecem o crescimento da próstata. Por isso, devem ser evitados.

O câncer de próstata é raro em homens com menos de 40, mas a chance de ter câncer de próstata aumenta rapidamente após os 50 anos. Aproximadamente 60% dos cânceres de próstata são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.