Quais os sintomas do mau funcionamento da hipófise?

Perguntado por: epereira9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

O hipopituitarismo é a diminuição da atividade da hipófise que resulta em deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Os sintomas de hipopituitarismo dependem de qual hormônio está deficiente e podem incluir baixa estatura, infertilidade, intolerância ao frio, cansaço e incapacidade de produzir leite materno.

Adenoma funcionante (secretor): o tamanho do tumor pode desregular a hipófise e provocar a produção excessiva de hormônios. Esse tipo é benigno e não apresenta risco para outros órgãos do corpo. No entanto, a superprodução hormonal pode atrapalhar o funcionamento das glândulas que estão em sincronia com a hipófise.

4. Quais as doenças mais comuns da hipófise?

  • 4.1. Acromegalia e Gigantismo. É a doença causada pelo excesso de produção do hormônio de crescimento. ...
  • 4.2. Doença de Cushing. ...
  • 4.3. Prolactinomas. ...
  • 4.4. Tumores hipofisários não-funcionantes.

Entre outros, podem ser solicitados: Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente à noite; Não ser uma pessoa sedentária, ou seja, fazer pelo menos 150 minutos de exercícios semanalmente; Ter uma boa noite de sono; Ter níveis adequados de magnésio e de Vitamina B6.

É considerada uma glândula mestra, uma vez que sua função é secretar hormônios que regulam outras glândulas endócrinas, incluindo a tireoide, as suprarrenais (ou adrenais) e as gônadas. A atividade secretora da hipófise também é regulada, em grande parte, por outra estrutura do cérebro chamada hipotálamo.

Alguns alimentos ricos neste nutriente são: damasco, amêndoa, leite, salmão, gérmen de trigo e farinha de aveia.

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

Na maioria das vezes, os tumores da hipófise podem ser removidos através de um procedimento transesfenoidal – o cirurgião acessa o tumor pelo nariz e pelos seios nasais. No entanto, alguns tumores não podem ser removidos dessa maneira e exigirão a remoção transcraniana (através do crânio), por meio de uma craniotomia.

Causas da hipófise aumentada incluem: Um tumor da hipófise (a causa mais comum) Hemorragia na hipófise. Sarcoidose.

A prolactina alta serve para elevar a produção de leite pelas glândulas mamárias. Normalmente, esse aumento ocorre após o parto. Na fase de aleitamento materno, a prolactina alta também inibe os hormônios sexuais maternos, suprimindo os ciclos menstruais e diminuindo a libido e a fertilidade.

Se a cirurgia provocar danos às grandes artérias, ao tecido cerebral próximo ou aos nervos próximos da hipófise, em casos raros pode resultar em dano cerebral, acidente vascular cerebral ou problemas de visão.

perda de massa muscular; redução da libido; disfunção erétil; infertilidade masculina e feminina.

endocrinologista

Responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, o endocrinologista cuida desde doenças muito prevalentes como diabetes, obesidade, distúrbios de tireoide; até outras mais raras como acromegalia e Síndrome de Cushing, entre outras.

Prolactinomas. No caso dos prolactinomas, há a hiperprolactinemia, ou seja, excesso da produção de prolactina, hormônio responsável pela produção de leite. A fase diagnóstica inclui a dosagem do hormônio no sangue e exames de imagem, como a ressonância magnética, que captem alguma alteração na glândula hipófise.

A hipófise (glândula pituitária) é uma glândula de 8mm de diâmetro localizada na parte central da base do crânio. Embora seja muito pequena, seu desempenho correto regula o desenvolvimento e funcionamento do corpo humano.

Alguns sintomas são cansaço excessivo, aumento de peso e outros semelhantes à depressão. Enquanto isso, o hipertireoidismo — ou produção excessiva dos mesmos hormônios — pode gerar nervosismo, irritação, insônia, perda de peso, entre outros sintomas. Inclusive, essas disfunções podem ocasionar nódulos na tireoide.