Quais os sintomas do duodeno inflamado?

Perguntado por: dpaiva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O quadro clínico de duodenite inclui sintomas inespecíficos como sensação de enfartamento pós-prandial (após as refeições), náuseas, anorexia (falta de apetite), soluços e desconforto abdominal. Este conjunto de manifestações clínicas pode ser designado por dispepsia.

Ulcerocin® é indicado para:
Tratamento de úlceras de estômago ou de duodeno, incluídas as associadas ao uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroidais (em alguns casos seu médico pode prescrever Ulcerocin® com antibióticos);

Causas da úlcera duodenal
Na grande maioria dos casos, as úlceras duodenais são resultantes das infecções causadas pela bactéria H. pylori, um micro-organismo que afeta a proteção natural das paredes do duodeno, fazendo com elas sejam perfuradas pelos ácidos responsáveis pela nossa digestão.

A endoscopia digestiva alta é o exame que permite avaliar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (o primeiro segmento do intestino delgado) e tratar eventuais lesões nessas localizações.

São diversas as causas possíveis de duodenite, como infecções, sobretudo a infecção crónica a Helicobacter pylori, estados de hipersecrecção ácida pelo estômago, alguns medicamentos (especialmente os anti-inflamatórios não esteróides), álcool, stress e devido a uma doença grave ou a uma cirurgia prévia.

O duodeno e o jejuno são encontrados no quadrante superior esquerdo, enquanto o íleo está no quadrante inferior direito do abdome.

O tratamento dos sintomas de úlcera no estômago e duodeno envolve a eliminação do H. pylori, se confirmado sua presença. A terapia inclui medicamentos como ibuprofeno, amoxicilina, claritromicina e nitroimidazol 2.

Quando existem sinais ou sintomas , em geral eles são inespecíficos e entre eles se contam falta de apetite, náuseas , vômitos , soluços, desconforto abdominal, “queimação” ou cólicas na região gástrica, que também podem ser sentidas nas costas , má digestão e sensação de plenitude gástrica logo depois de começar a ...

Diversos fatores podem levar à duodenite, como: infecções bacterianas (principalmente pela Helicobacter pylori), infecções virais, uso excessivo de certos medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas ou até mesmo estresse.

Como tratar
Com o diagnóstico definido, sendo a úlcera duodenal confirmada, é indispensável começar o tratamento. O protocolo combina uso de medicação antiácida e/ou medicação protetora da mucosa gástrica, a fim de permitir que a ferida cicatrize.

“Na obstrução do duodeno, o tudo digestivo está parcialmente ou completamente fechado. Isso impede a passagem dos alimentos e precisa ser tratado o quanto antes.” – Cirurgiã Pediátrica Dra. Bianca Dias Bastos (CRM/SC 15849 – RQE 11693).

O câncer no intestino delgado é o menos comum entre os tumores do sistema gastrointestinal. Alguns dos sintomas incluem Surgimento de massa abdominal, dor abdominal, perda de peso sem motivo aparente, fadiga e anemia.

Tumores estromais gastrointestinais (GIST) são tumores mesenquimais primários incomuns no trato digestivo. Sua localização primária em duodeno é rara. Este é um relato de caso de um GIST duodenal, mimetizando um tumor pancreático.

Procure um gastroenterologista para melhor avaliação!

Um método que poderia substituir a endoscopia seria a cápsula endoscópica: uma pílula que possui uma câmera embutida, capaz de tirar várias fotos do tubo digestivo após ser engolida. No entanto, por meio dessa cápsula não é possível realizar procedimentos terapêuticos ou biópsias.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

A gastrite surge quando esse revestimento fica inflamado, seja por alguma infecção, uso de medicamentos ou por substâncias agressoras, como o cigarro ou álcool. A duodenite é um processo semelhante, Porém, em vez da inflamação ocorrer na parede do estômago, ela ocorre no epitélio do duodeno.

O duodeno tem função associada à mistura do quimo (alimento que passa por digestão no estômago) com a bile (produzida no fígado) e com o suco pancreático (secreção exócrina do pâncreas).

Por meio do endoscópio, um tubo fino que tem um microcâmera em sua extremidade, ele permite visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno. Caso sejam observadas alterações suspeitas na mucosa, durante o procedimento pode ser colhido um fragmento para análise pelo patologista (biópsia).