Quais os sintomas do bebê quando está nascendo dente?

Perguntado por: emoura2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quando os dentinhos estão nascendo, as crianças podem sentir coceira na gengiva, aumento da saliva, bem como inchaço na região e vermelhidão, além de perda do apetite, irritação e sono agitado. Febre baixa e fezes amolecidas podem surgir.

Apesar de popularmente chamada de “febre de dente”, os especialistas caracterizam a elevação da temperatura por causa do nascimento de dentário como sub-febre ou estado febril, pois fica entre 37,2 e 37,8 °C. É um sinal de alerta, mas não chega a ser considerada febre, por muitos.

A febre durante o nascimento dos primeiros dentes é normal e, em geral, não dura mais de um dia. Se a febre durar mais de dois dias, você deve definitivamente entrar em contato com o pediatra.

Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que os dentes rompem a pele. Mas há alguns bebês sortudos que não sofrem absolutamente nada com o nascimento dos primeiros dentinhos.

Camomilina® C é a aliada de mamães, papais e pediatras durante os desconfortos da fase de nascimento dos dentinhos do bebê. Com propriedades calmantes, Camomilina é segura e alivia os sintomas da primeira dentição.

“Para que um dente rompa a gengiva do bebê são necessários cerca de oito dias. No entanto, o processo da formação do dente até o nascimento por completo leva muito mais tempo, cerca de seis meses”, explica a profissional.

Os dentes da frente são os primeiros a irromper. Por serem os dentes incisivos, eles irrompem bem facilmente. Por volta de 1 ano, começam a nascer os molares e, por causa do seu tamanho, são mais doloridos. Em seguida, surgem os caninos.

Vegetais, legumes e frutas geladas “massageiam” a gengiva dos pequenos, aliviando a sua dor e amenizando inflamações. Até as bebidas (leite, sucos naturais, sopas líquidas) podem ser utilizadas! Assim como purês, iogurtes, papinhas, etc.

Os bebês suam mais na cabeça por dois motivos: a cabeça tem a superfície maior em relação ao corpo, se comparado ao adulto; a cabeça é uma região muito vascularizada. Suor na cabeça do bebê é normal. Quem garante é a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar.

Dentes nascendo não causam febre. O que acontece é que, nos primeiros anos de vida, a nossa imunidade ainda não está completa e por isso ficamos mais doentes. Associado a isso, entre um e três anos de idade, sempre temos um dentinho nascendo na boca.

Para facilitar sua identificação, podemos listar os sinais de que a garganta do seu filho está inflamada:

  1. garganta dolorida e coçando;
  2. vermelhidão;
  3. inchaço nas laterais do pescoço e nas glândulas no fundo da garganta;
  4. febre;
  5. aumento na irritabilidade da criança;
  6. perda de apetite;
  7. indisposição.

Recomendo o uso de mordedores firmes e gelados para aliviar o desconforto. Aliás, alguns já são próprios para serem colocados na geladeira. Outra orientação é massagear o local da erupção com o dedo envolvido em gaze umedecida por água filtrada fria.

O nascimento dos dentes nos bebés pode originar um aumento de temperatura e uma “ponta de febre”. Mas quando as crianças têm febre acima dos 38 ºC, então a origem da febre pode ser outra e o melhor é levá-las ao médico.

Quando levar o bebê com febre ao hospital
Entretanto, quando a febre apresenta pico acima de 39,5ºC, a recomendação é que a criança seja examinada pelo médico. A febre alta é um sintoma mais preocupante, pois pode indicar infecção grave, como pneumonia, meningite e outras doenças.

O mito de que a dentição causa diarreia é bastante prevalente. A crença mais comum é a de que o excesso de salivação causado pela dentição afeta de alguma forma o aparelho gastrointestinal. Porém, uma pesquisa médica não identificou tal relação causal entre a dentição e a diarreia.

O ideal é se consultar com o dentista e fazer a profilaxia rotineiramente para evitar problemas bucais.

  • Faça bochechos com água e sal. ...
  • Coloque gelo. ...
  • Coma alimentos gelados e moles. ...
  • Aplique óleo de cravo-da-índia. ...
  • Faça bochechos com chá de macela e própolis. ...
  • Escove bem o local da dor.

Você observa a gengiva um pouquinho mais gordinha e o bebê fica um pouco mais enjoado. Também pode dar febre. Nesse caso, esse aumento de volume gengival é normal. Ainda mais se for perto da idade de erupcionar os dentinhos, que é em média entre os seis e sete meses”, explica a profissional.

Se a criança estiver muito irritada, a orientação é o uso de analgésicos, como paracetamol e dipirona, na dosagem prescrita pelo seu pediatra. Em caso de sintomas mais leves mordedores geladinhos são ótimas opções.

O uso do medicamento deve ser interrompido e um médico deve ser procurado caso ocorra vermelhidão ou inchaço da gengiva, ou em caso de reações alérgicas. Não há relatos de reações adversas com o uso de Nenê Dent® N até o momento. No entanto, esta possibilidade não deve ser descartada.

O perigo que os produtos representam pode vir na forma de metahemoglobinemia, uma condição na qual o nível de oxigênio no sangue diminui perigosamente baixo; pode ser fatal.

Uma alternativa mais simples é a massagem nas gengivas. Para fazê-la, basta lavar bem suas mãos e esfregar o dedo suavemente na gengiva do bebê por cerca de 2 minutos. Como a criança pode ficar chorosa e irritada, ser paciente e oferecer colo e atenção também pode ajudar.