Quais os sintomas do bebê morto na barriga?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Dor na região da pelve e febre; Ocorrência de sangramento de cor vermelha viva ou em marrom com ou sem odor; Cessação dos sintomas típicos de uma gravidez, como náuseas e vômito; O volume uterino e barriga param de aumentar.

O embrião pode ficar retido sem vida dentro do útero por semanas, até meses.

O aborto retido manifesta sinais de regressão da gestação, não há sangramento vaginal e o colo uterino permanece fechado.

Entre as possíveis causas estão complicações da gravidez como pré-eclampsia e complicações do parto, problemas na placenta ou cordão umbilical, doenças congénitas, infeções como malária e sífilis, ou debilidade na saúde da mãe.

Ausência de movimentos do feto
Além disso, a mulher também pode deixar de sentir todos os outros sintomas que ocorriam enquanto estava grávida, como náuseas, dor nas mamas, sonolência etc. Como a gravidez foi interrompida, os sintomas da gestação também desaparecem.

As orelhas crescem e ficam mais próximas do formato que possuirão. Além dos dedos das mãos e dos pés, pequenas unhas crescerão. Seu pequeno poderá começar a fazer pequenos movimentos, mas você ainda não será capaz de senti-los.No final do segundo mês de gravidez, os órgãos, esqueleto e os membros já estarão lá.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

As causas do óbito fetal incluem infecções maternas na gestação, doenças maternas, incluindo sífilis, soropositividade com baixa contagem de CD4+, malária, diabetes e hipertensão, anomalias congênitas, asfixia e trauma do nascimento, complicações placentárias, umbilicais, amnióticas, uterinas e restrição do crescimento ...

São fatores de risco:
Vício em álcool e em drogas ilícitas. Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, caso ingeridos perto do período de concepção. Baixo ou alto peso: Mulheres com o Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5 ou superior a 25 também têm maiores chances de perder o bebê.

A gravidez é considerada "inviável" quando o feto não tem mais batimentos cardíacos. A equipe de Hsiao queria identificar os fatores e frequências de interrupção induzida da gravidez, usando dados retrospectivos. Eles analisaram 488 interrupções de gestações realizadas entre janeiro de 2011 e dezembro de 2021.

Alguns exemplos de exercícios que devem ser evitados:

  • Jump;
  • Corrida de alta performance;
  • Spinning nos últimos meses da gravidez;
  • Treino muito pesado de musculação;
  • Abdominais;
  • Crossfit;
  • Mergulho;
  • Atividades que utilizam bola.

A principal causa de abortos espontâneos, comuns nos três primeiros meses de gravidez, é a rejeição do sistema de defesa do organismo da mãe devido às características do embrião que vieram do pai, segundo um estudo feito na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Também conhecido como ultrassom morfológico, o importante ultrassom da 20a semana possibilita que seu médico avalie se tudo está OK com você e seu bebê. No ultrassom de meses de gestação, você pode descobrir o sexo do bebê se desejar.

Desenvolvimento Fetal: Durante o terceiro mês de sua gravidez, a área genital de seu pequenino começará a se formar e os reflexos de sucção e do ato de engolir surgem. O desenvolvimento sensorial também continua: seu bebê começa a conseguir ouvir alguns sons do mundo exterior e começa a se tornar sensível à luz forte.

Segundo este estudo, as posições menos indicadas para as grávidas dormirem são sobre o lado direito ou com a barriga para cima. Isso acontece porque nessas posições aumentam-se as chances de o bebê comprimir a veia cava inferior da mãe.

Tratamento do aborto retido: como acontece?

  1. Conduta Expectante. Uma das primeiras opções é que o próprio corpo faça a expulsão do feto e de todo o resíduo contido dentro do útero através de medicamentos. ...
  2. Conduta Farmacológica. ...
  3. Conduta Cirúrgica: curetagem uterina ou por aspiração manual intra-uterina.

A conduta pode ser proativa, com esvaziamento do útero por curetagem ou aspiração intrauterina. A decisão da conduta precisa ser individualizada para cada paciente", reforça. O médico explica ainda que uma infecção urinária não necessariamente tem relação com o fato de o feto ter morrido.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.