Quais os sintomas depois de parar de fumar?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e alteração do sono são alguns dos sintomas da abstinência do cigarro. Esse conjunto de reações desconfortáveis, que podem incluir o aumento do apetite, tristeza e até depressão, é chamado de síndrome de abstinência da nicotina.

E mesmo quando acontecerem, existe ainda uma ótima notícia: elas tendem a desaparecer em uma ou duas semanas. Em alguns casos, pode chegar a quatro semanas.

Os sintomas da síndrome de abstinência variam de acordo com o tipo, a quantidade e o tempo de uso da substância, podendo ocorrer náuseas, vômitos, mal estar, dor de cabeça, irritabilidade ou insônia, por exemplo, que podem se iniciar poucas horas após parar de usar as substâncias.

A força de vontade precisa atravessar o período mais crítico, a fase mais aguda de abstinência, que dura de 1 a 2 semanas. Alem da vontade intensa de fumar, são comuns sintomas como tonteiras, dores pelo corpo, irritabilidade e alteração do sono.

Além dos sintomas referidos anteriormente, deixar de fumar de repente pode provocar dor de cabeça, dificuldade de concentração e alteração do sono. Este conjunto de sintomas pode ainda incluir aumento do apetite, tristeza e até depressão, sendo chamado de síndrome de abstinência da nicotina.

De uma a duas semanas depois de parar com o cigarro, o pulmão irritado já consegue diminuir o número de células produtoras de muco, desbloqueando a passagem de ar e regulando a quantidade de saliva produzida, por exemplo.

Acontece que o hábito de fumar paralisa e eventualmente destrói parte da mucosa dos pulmões, enfraquecendo esse mecanismo de proteção natural – e aumentando a probabilidade de infecção. Os danos mais comuns são o desenvolvimento de bronquite, bronquiolite e enfisema – além do câncer.

Após nove meses, os pulmões já estão parcialmente regenerados. Ao ficar dez anos sem cigarro, o ex-fumante tem metade das chances de desenvolver câncer de pulmão, em comparação com alguém que segue com o vício.

Desta forma, a pessoa que fica sem consumir a droga, no processo de abstinência começa a sentir sintomas desagradáveis que estão relacionados tanto ao seu corpo, quanto a sua mente, como por exemplo: irritabilidade, agressividade, náuseas, vômitos, confusão mental, tremores, entre outros.

Os efeitos nocivos do fumo transpõem os níveis puramente físicos, atingindo o envoltório sutil e vibratório que modela, vivifica e abastece o organismo humano, denominado perispírito ou corpo espiritual.

Quais são as drogas que causam crises de abstinência mais graves?

  • HEROÍNA. A droga vicia em apenas cinco doses e apresenta as crises de abstinência mais intensas, provavelmente por causa de sua composição e de seu efeito no sistema nervoso central. ...
  • COCAÍNA. ...
  • CRACK. ...
  • ÁLCOOL. ...
  • MACONHA. ...
  • CIGARRO. ...
  • Leia também:

Você pode sentir tonturas assim que parar de fumar. Pode também achar difícil se concentrar. Esses sintomas estão relacionados ao aumento da quantidade de oxigênio que seu cérebro está recebendo agora, uma vez que não há mais a inalação do monóxido de carbono presente no cigarro.

Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente, distraia sua atenção. Saiba que a vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Evitar o primeiro cigarro evita todos os outros. Se a fome aumentar, não se assuste.

Use pães integrais, legumes, verduras folhosas, cereais integrais e frutas. A água, além de ser importante para todo o funcionamento corporal, pode ser usada para diminuir a vontade de fumar. Alimentar-se com frequência e regularidade ajuda a acelerar o metabolismo.

Segundo dados oficiais, 84% dos fumadores em cessação tabágica ganham peso. Em média, um ano depois de se deixar de fumar existe um aumento de 4 a 5 kg e ao fim de 5 anos engorda-se entre 8 a 10 kg. Os três primeiros meses são os piores: 1 kg por mês.

Empresa Souza Cruz extinguiu o FREE ONE que era o cigarro mais leve do mercado e inclusive vinha especificado na embalagem que ele possuia 0,01 mg de NICOTINA enquanto o FREE TRADICIONAL possuia 0,07 mg de NICOTINA.

Sintomas: O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo.

Segundo o médico, os alimentos citados no texto – brócolis, laranja, suco de cenoura e outros – são benéficos para qualquer pessoa, seja ela fumante ou não. Entretanto, eles não desempenham qualquer função específica em relação à “limpeza” dos pulmões e na eliminação da nicotina.