Quais os sintomas de virose de praia?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Quais são os principais sintomas? Os principais sintomas da virose incluem febre, mal-estar, indisposição, dor abdominal, diarreia e vômito. Nas crianças, mudança de humor e na disposição, recusa de comida e febre são sinais comuns.

A virose é qualquer tipo de doença resultante de uma infecção viral que tem curta duração, normalmente não ultrapassando 10 dias. Viroses são mais comuns em bebês e crianças, mas podem acometer adultos também.

6 dicas para curar uma virose mais rápido

  1. Ficar em repouso. Durante uma virose é importante ficar em repouso, evitando fazer esforços, para ajudar o corpo recuperar as energias e favorecer a eliminação do vírus. ...
  2. Lavar bem as mãos. ...
  3. Deixar o ambiente arejado. ...
  4. Beber muitos líquidos. ...
  5. Fazer refeições leves. ...
  6. Usar medicamentos.

Qual o tratamento adequado? Além de medicação para tratar sintomas como febre e dores, a principal medida recomendada é aumentar a ingestão de líquidos, para melhor a hidratação do corpo.

Consuma frutas (sem casca), legumes e vegetais cozidos, de preferência. Evite consumir alimentos gordurosos e açucarados, em vez disso, opte pelo consumo de carboidratos, como pão, arroz e macarrão, pois dão mais energia, e o corpo precisa disso quando é invadido por um vírus.

Alguns dos remédios que o médico pode prescrever para ajudar a tratar a diarreia são:

  1. Loperamida. ...
  2. Racecadotrila. ...
  3. Saccharomyces boulardii. ...
  4. Soluções de reidratação oral.

Como prevenir
Durante o período de férias aumenta o número de passeios e, consequentemente, as refeições feitas fora de casa. É recomendado evitar alimentos sem procedência conhecida, pois podem não ter a higienização e preparação corretas. Outra grande aliada na prevenção de viroses é a higiene.

A transmissão das viroses é algo bastante variado, que pode ir desde o contato com animais e insetos infectados, até salivas e gotículas humanas com o vírus. Por serem doenças comuns, algumas têm até vacina para ajudar na prevenção e controle.

Washington D.C., 16 de novembro de 2022 (OPAS) – Com o aumento das infecções por COVID-19 na região, os casos de influenza sazonal em ascensão e um aumento nos casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa F.

Em casos de viroses que evoluem para desidratação é indicado evitar o consumo de alimentos que sejam diuréticos, como café, chá e refrigerantes, já que colaboram com a perda de líquidos pelo corpo.

Os sintomas clássicos das conhecidas viroses geralmente envolvem o trato respiratório (irritação da garganta, congestão nasal, coriza, tosse seca) ou gastrointestinal (cólicas abdominais, náuseas, vômitos ou diarreia), junto à febre baixa, abatimento, dores de cabeça e pelo corpo.

O quadro de vômitos é causado por inflamação e irritação da parede do estômago, que passa a tolerar mal a presença de alimentos. Já o quadro de diarreia ocorre porque o vírus ataca as células da mucosa do intestino, principalmente do jejuno e do íleo, que correspondem aos 2/3 finais do intestino delgado.

Pesquisadores alemães descobrem que ácido cítrico protege organismo contra o norovírus, transmitido através de mãos e alimentos contaminados. Fruta pode ser eficaz até mesmo após uma infecção, estimam cientistas.

Frutas com casca, como a ameixa, por exemplo, não são indicadas. Prefira pera, goiaba, pêssego, melancia, entre outras (mas sem casca e sem sementes, se possível). Legumes, raízes e tubérculos cozidos e com poucos condimentos também são bem-vindos, como abobrinha, batata, cenoura, chuchu e cará.

As viroses de verão, geralmente são as gastrointestinais, aquelas que fazem mal ao sistema digestivo e causam diarreia e enjoo. Elas são causadas, principalmente, pelo adenovírus e o enterovírus que são transmissíveis pelo contato com superfícies, águas e alimentos.

Lavar as mãos constantemente, consumir alimentos com a conservação adequada, evitar raspadinhas na praia (elas podem ser feitas com água não filtrada e, portanto, conter grande risco de contaminação) e beber bastante líquido são os principais cuidados para se manter longe dos vírus.

As viroses são caracterizadas como uma infecção causada por vírus - que vão desde os quadros de autorresolução até os que podem ser fatais4 . Isso significa que doenças desde sarampo e caxumba4 até infecções gastrointestinais e respiratórias5 são consideradas viroses.

Além do soro caseiro, outras opções de remédios caseiros para infecção intestinal são a água de gengibre ou o chá de hortelã pimenta, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antiespasmódica e antiemética, que ajudam a aliviar os sintomas da infecção, como diarreia, excesso de gases intestinais ou vômitos, ...