Quais os sintomas de uma gravidez aos 47 anos?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

O motivo da suspeita é totalmente compreensível. Afinal, alguns dos sintomas da gravidez aos 45 anos — que são os mesmos em qualquer outra idade — podem se confundir com os do climatério. Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor.

As chances de gravidez são baixas nesta fase, e os sintomas incluem irregularidade menstrual, osteoporose e sufocos, relacionados à queda dos hormônios sexuais femininos. A ovulação ainda pode ocorrer de forma irregular, o que torna possível, sim, engravidar durante a menopausa.

Na menopausa, a paciente tem sua produção dos hormônios estrogênio e progesterona afetada por causa da interrupção da ovulação. Como a gestação só é possível a partir da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide), engravidar na menopausa de forma natural é praticamente impossível.

A atriz Carolina Ferraz se tornou mãe aos 46 anos. Ela chegou a ficar grávida, mas logo depois sofreu um aborto espontâneo. Meses depois, conseguiu engravidar pela segunda vez, dessa vez através de fertilização in vitro. Sua filha, Izabel, nasceu quando a atriz já tinha 47 anos.

Até 15 dias, pode ser considerado um atraso menstrual normal, inclusive a irregularidade menstrual é comum para a maioria das mulheres. No entanto, para aquelas que apresentam um ciclo regular, um atraso de 5 a 7 dias, já pode significar o primeiro sinal de uma gravidez ou de algum problema.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Existe algum teste caseiro de gravidez que realmente funciona? Nenhum teste caseiro, “brincadeira” ou simpatia para saber se está grávida pode ser considerado confiável como teste de gravidez. A única forma de confirmar uma gravidez é através dos testes de farmácia ou ainda melhor dos testes de sangue.

No início da gravidez, já na sexta semana, a mulher apresenta maior frequência miccional devido à ação do hormônio progesterona, presente também no trimestre final da gestação. São comuns e frequentes as idas ao banheiro. A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena.

Esta alteração deve-se à queda nos níveis de estrogênio. “As flutuações hormonais há muito tempo são responsabilizadas pelo ganho de peso entre as mulheres de meia-idade, mas o que esta revisão demonstrou é que há uma mudança na forma em que a gordura é distribuída, conduzindo ao aumento de gordura na barriga.

A mulher que apresenta o quadro de menopausa possui uma chance menor que 10% para conseguir engravidar naturalmente. A partir de procedimentos de implantação de óvulos, por meio de ovodoação e Fertilização In Vitro, as chances para que uma mulher com menopausa precoce engravide aumenta para até 50%.

Sim, é possível, mas devemos observar alguns fatos importantes.

Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica é um exame não invasivo e fundamental para avaliar as estruturas pélvicas, já que permite visualizar a vagina, o colo uterino, o útero, as tubas uterinas e os ovários.

Um dos sintomas clássicos de Vata agravado é a dor, por isso cólicas menstruais são tão comuns. É importante frisar que a dor não é natural da menstruação. Ela é um sinal de que o Vata agravou demais durante a liberação do endométrio.

A densidade da sua menstruação também vai variar. Ciclos sem ovulação podem apresentar menstruações mais leves, enquanto menstruações que vem após um ciclo longo podem ser longas (32). Em média, cerca de 6 das últimas 10 menstruações antes da menopausa são prolongadas e anovulatórias (onde ovulação não ocorre) (33).

Depois dos 45 anos, as chances de engravidar são de 0,2% dentro de um ciclo menstrual. Ao considerar um ano inteiro de tentativas, as chances são de 1%. Então, se a menopausa ainda não chegou por aí, uma gravidez é totalmente possível, ainda que as chances de que isso aconteça sejam pequenas.

"O que importa de fato é a concentração de espermatozoides com mobilidade progressiva no esperma, não a força da gravidade." Os espermatozoides devem percorrer um caminho difícil de cerca de 20 centímetros até chegar ao final do trajeto pela trompa de Falópio.

Gravidez idosa — ou gravidez tardia — é a gestação que acontece a partir dos 35 anos de idade da mulher. Nessa faixa etária, uma gestação é perfeitamente possível, apesar de as chances de engravidar diminuírem bastante.

Sinais e sintomas
Quando a fecundação acontece, algumas mulheres podem apresentar uma cólica leve no 6º ou 7º dia após a relação sexual no período fértil – normalmente mais leve que uma cólica menstrual, podendo ou não estar acompanhada de pontadas no baixo ventre.

A alteração da menstruação é um dos principais sintomas da síndrome de ovários policísticos (SOP). A mais comum é a presença de oligomenorreia, que é a menstruação com frequência anormal, em intervalos de mais de 35 dias ou a amenorreia, que é ausência de menstruações no período em que elas deveriam ocorrer.