Quais os sintomas de uma crise de sinusite?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes. Sinusite crônica: Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade.

A sinusite aguda dura menos de um mês. Os seus sintomas podem desaparecer por si próprios em cerca de 10 dias, mas pode demorar até três ou quatro semanas.

Anti-inflamatórios não-esteroidais. O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça). No entanto, não agem diminuindo a secreção nasal.

“Quando o paciente está sofrendo mais, a melhora com antibióticos é nítida.” Esses medicamentos podem ser usados depois de dez dias de sinusite viral (que geralmente evolui para a bacteriana) ou após cinco dias, se houver piora dos sintomas. “Isso significa que estamos autorizados a usar, mas não que seja necessário.

A sinusite viral é a inflamação dos seios nasais, e a sinusite bacteriana geralmente surge após resfriados, gripes ou crises alérgicas.

Passando para métodos caseiros para ajudar a lidar com o acúmulo de secreção, existem alguns alimentos que ajudam a expectorar o catarro. É o caso do alho, limão, mel e própolis. Eles melhoram a capacidade do corpo de controlar a inflamação e contribuem para a eliminação de microrganismos.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Embora assustadora, a sinusite que evolui para óbito é rara. “Não é comum, porque mais de 80% dos quadros de sinusite são virais, e não tem essa progressão. No caso das bacterianas, uma porcentagem pequena vai evoluir para um abscesso orbital ou meningite, que é algo mais grave”, diz o especialista.

Colocar dois galhos de alecrim em fogo em dois litros de água e adicionar 10 centímetros de raiz de gengibre é um remédio muito eficaz para a sinusite. Quando ferver, remova-o do fogo e deixe esfriar. Em seguida, adicione o suco de três limões. Você deve tomar esta infusão como se fosse água durante todo o dia.

Fluimucil® é um medicamento que age sobre as secreções (muco) das vias aéreas (nariz) deixando-as menos espessas, ajudando na limpeza. Também possui ação antioxidante nos processos inflamatórios nasais.

Como inalante
Coloque 2 colheres das de chá de Vick Vaporub® em uma vasilha com meio litro de água quente, não fervendo, e inale por 10 a 15 minutos. Repita conforme necessário.

Tosse. A presença de tosse prolongada e carregada, geralmente à noite, é percebida em casos de sinusite. Isso acontece pois o excesso de secreção na face escorre em direção à garganta pela posição da cabeça.

Corticosteroides: Os corticosteroides são frequentemente prescritos para aliviar a inflamação associada à sinusite. Eles podem ser administrados como um spray nasal ou como um comprimido. Os corticosteroides mais comuns incluem fluticasona, mometasona e prednisona.

Quais são os principais tipos de sinusite? Os principais tipos de sinusite são os de origem infecciosa (viral, bacteriana e fúngica) e alérgica.

Sinusite aguda:
Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Dor de cabeça, principalmente na região da testa e abaixo dos olhos, sensação de pressão interna no rosto. Sintomas que indicam sinusite, certo? Nem sempre. A sinusite está associada principalmente a quadros de secreção/obstrução nasal e alterações no olfato.

A sinusite causa dor de cabeça porque a inflamação dos seios da face obstrui os canais que conectam os seios nasais ao nariz, impedindo a circulação normal do ar e do muco. Isso pode causar pressão e dor na cabeça, especialmente nas áreas adjacentes aos seios inflamados.

Sim, a sinusite pode causar tontura e zumbido. A inflamação dos seios nasais pode afetar o equilíbrio do ouvido interno e resultar em sintomas como tontura e zumbido. No entanto, outros fatores também podem causar esses sintomas, portanto é importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso.