Quais os sintomas de uma crise de fibromialgia?

Perguntado por: ofigueiroa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais.

além de fadiga, distúrbios do sono e episódios. depressivos. Para o tratamento, o mais recomendado é

Um surto de fibromialgia, no entanto, é a maneira de seu corpo dizer que não está conseguindo lidar com a situação. Se você tentar continuar vivendo “normalmente”, a crise piorará e pode durar meses.

Além dos exercícios físicos comuns, existem algumas técnicas mais específicas para liberar a tensão muscular e relaxar. É o caso de fisioterapia, hidroterapia, massagem e acupuntura, por exemplo. A utilização delas deve ser indicada pelo médico já que ele saberá avaliar a terapia ideal para cada ocasião.

Duloxetina 30 a 60 mg, pela manhã (preferir se sintomas depressivos predominantes); Pregabalina 75 mg à noite, com aumento gradual, doses usuais entre 150 e 300 mg/dia, podendo aumentar até 225 mg, de 12 em 12 horas, (preferir se distúrbios do sono predominantes ou uso concomitante de antidepressivos);

Dessa forma, nervos, medula e cérebro causam estímulos dolorosos com intensidade aumentada. Muitas vezes, o que causa a fibromialgia pode estar relacionado a eventos graves na vida da pessoa, como traumas físicos, psicológicos ou infecções graves, visto que a doença tende a aparecer após situações como essas.

Quase todo mundo já sentiu dor nas costas alguma vez na vida, mas o paciente com fibromialgia pode não só sentir dor nas costas, mas também nas pernas, nos ombros e em vários outras regiões do corpo simultaneamente. As dores, geralmente, são acompanhadas de fadiga crônica e distúrbios do sono.

Por enquanto, não existem exames para detectar fibromialgia. Há apenas a expectativa de um novo exame de sangue, mas que ainda está em estudo. Até o momento, o diagnóstico é realizado baseado nos sintomas e em um exame físico, feito pelo médico, que identifica cerca de 18 pontos de dor.

Fibromialgia. A condição de longo prazo causa dor em todo o corpo. Além da dor generalizada, os pacientes também podem ter aumento da sensibilidade à dor, cansaço extremo, rigidez muscular, dificuldade para dormir, problemas com processos mentais, dores de cabeça e síndrome do intestino irritável (SII).

A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações. Existe uma maior sensibilidade ao toque, sendo que muitos pacientes não toleram ser “agarrados” ou mesmo abraçados.

O que é fibromialgia? Além destes sintomas mais frequentes podemos observar outros, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos e dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

Varia de acordo com frio ou calor não, e também dependendo da umidade. No inverno, no entanto, a dor torna-se protagonista. Pessoas com fibromialgia pode sentir muito frio, e levam mais tempo para obter calor.

Quais são os pontos de dor da fibromialgia?

  • 2 pontos na parte da frente do pescoço;
  • 2 pontos na parte de trás do pescoço;
  • 2 pontos na parte superior do peito;
  • 4 pontos na parte superior das costas;
  • 2 pontos na dobra dos braços;
  • 2 pontos na região lombar;
  • 2 pontos abaixo das nádegas;
  • 2 pontos nos joelhos.

A dor da fibromialgia é variável, e pode piorar durante as crises, com o estresse, a falta de sono e o clima.

A fibromialgia é caracterizada como uma doença reumatológica que atinge a musculatura, provocando dor e outros sintomas. Tendo como sua manifestação sindrômica, crônica e de etiologia desconhecida, os quadros dolorosos podem afetar diversas áreas musculoesqueléticas do corpo.

Chá de tomilho
Afinal, essa planta é fonte de potássio, ferro e cálcio, além de estimular a produção de glóbulos vermelhos e a oxigenação do sangue. Ainda mais, o tomilho funciona como antibiótico natural e como relaxante. Portanto, o chá de tomilho contribui para o tratamento da fibromialgia e dos seus sintomas.

Um médico pode recomendar analgésicos opioides como oxicodona (nome comercial OxyContin) ou hidrocodona (nome comercial Vicodin) para reduzir a dor da fibromialgia.

Atividades recomendadas. Aeróbicas: ciclismo, caminhadas e corridinhas regulares, 3 vezes na semana, ajudam a manter o peso e liberam endorfina.