Quais os sintomas de uma bobina ruim?

Perguntado por: ecoutinho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Os sintomas mais comuns perceptíveis são: carro gastando além do normal, com falhas ou ruídos agudos e com desempenho abaixo do esperado – esse último motivo também pode ser por conta do combustível adulterado.

Caso haja uma centelha saindo na ponta do cabo que não encosta na bobina, mas não na parte que encosta (ou seja a que está encostada na vela), provavelmente o problema não é na bobina e sim no cilindro ou vela. Se houver centelha nas duas partes, provavelmente o cabo está danificado.

A vida útil de uma bobina de ignição depende do modelo do carro e do tipo de uso que ele recebe, mas geralmente é entre 30.000 e 50.000 km.

Se o seu motor engasga quando acelera, pode ser o caso de limpar o canal ou remover a sujeira do tanque. Em casos mais graves, será necessário trocar a bomba de combustível.

A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo. As possibilidades são listadas a seguir: Tensão de alimentação (alternador) alta. Falta do pré-tensor ou resistência baixa.

Como testar a bobina de ignição utilizando o multímetro? A bobina deve estar instalada e conectada. O multímetro deve ser colocado em modo voltímetro e corrente contínua. Então verifique a tensão do primário da bobina, que deve variar entre 12 a 14V.

Desse modo, para detectar um curto numa bobina basta termos um transformador de alta frequência com um medidor de corrente no secundário. Nas condições normais de funcionamento a energia é transferida do primário para o secundário, e isso é indicado pelo instrumento, observe a figura 2.

Quando o motor gira, mas não pega
Se o motor ameaçar, mas não entrar em funcionamento depois de girar a chave no contato, a recomendação é verificar o nível de combustível e buscar algum sinal de vazamento no compartimento do motor.

As principais causas são: Velas de ignição ou fios do terminal danificados: uma vela de ignição ruim ou fio de vela com resistência excessiva faz com que a tensão de saída da bobina suba - se exceder 35.000 volts, pode danificar o isolamento interno da bobina, causando um curto-circuito.

Com a função de ampliar a tensão da bateria do veículo, a bobina de ignição é uma peça imprescindível para o funcionamento adequado do motor do automóvel. Por meio do envio de alta tensão às velas, é que se gera a centelha que viabiliza o processo de combustão da combinação ar e combustível.

Respondendo à pergunta do início deste texto, o reparo do componente até é possível. Mas como envolve um processo de remanufatura, o método mais barato e rápido para solucionar o problema é simplesmente fazer a troca da bobina de ignição.

A NGK – multinacional japonesa especialista em velas, bobinas e cabos de ignição – conquistou o prêmio Os Melhores do Ano 2021, promovido pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sindirepa-RJ). A fabricante alcançou a primeira posição na categoria Vela e Cabo de Vela.

Podes fazer de duas formas. A primeira, como já viste no passo acima, é aplicares o spray WD-40 Produto Multi-Uso antes de enroscares as velas. A segunda forma de o fazeres, é depois de as velas estarem no lugar delas, aplica o spray WD-40 Produto Multi-Uso nos cabos que ligam cada vela a uma das extremidades.

Quando o motor de um carro falha, ou "engasga", geralmente é devido a um problema com o sistema de ignição (velas, cabos de velas ou bobina) ou então combustível ruim. Se as falhas começaram repentinamente após abastecer em um posto desconhecido, suspeite do combustível.