Quais os sintomas de um problema no intestino?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 16 votos

Entre os principais estão: dor abdominal, estufamento, mudança no hábito intestinal, como constipação e diarreia, azia, vômitos e gases. E, por vezes, os sintomas estão presentes tanto em um problema mais comum, como intolerância à lactose, até em uma doença mais grave, como Doença de Crohn ou câncer de intestino.

A doença inflamatória intestinal é caracterizada por inflamação crônica nos intestinos, causando sintomas como dor abdominal, constipação e diarreia alternadas, perda de peso, febre e fadiga extrema.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que grande parte dos casos de câncer de intestino são associadas ao sedentarismo, consumo de álcool em excesso, alimentação rica em gordura, pouco consumo de fibras, verduras e frutas.

Se notar alterações na forma e consistência, como sangue, parasitas e muco, e desconforto abdominal e/ou na região anal, a recomendação é procurar o coloproctologista. “A alimentação também merece atenção especial, já que o funcionamento do intestino é diretamente influenciado pela dieta”, pondera o médico.

Quando consultar um médico
Se as pessoas com dor abdominal crônica apresentam sinais de alerta, elas devem consultar com um médico imediatamente, a menos que os únicos sinais de alerta sejam perda de apetite, icterícia e/ou inchaço.

A obstrução intestinal é caracterizada como a interrupção do funcionamento normal do intestino devido a um bloqueio que impede a passagem de fezes e gases pelo órgão. As causas são diversas, incluindo tumores, inflamação, verminoses e efeitos de cirurgias.

O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Desta forma, ele ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.

A consistência e textura das suas fezes está correta
Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo. Agora, fezes ressecadas, em bolinhas, “quebradas” ou muito moles podem indicar que o intestino não está funcionando como deveria.

Observam-se, também, alterações da forma das fezes, que na mesma pessoa podem ser: finas, caprinas (pequenas pelotas), duras, sem forma, diarreicas ou normais e com a presença de muco. Os sinais de alarme (febre, emagrecimento, sangramento anal) nunca são encontrados.

Na verdade, quando existe um tumor, as fezes tendem a ser escurecidas (pretas). Em algumas situações, o sangramento não é visível.

Os sintomas do câncer de cólon podem ser facilmente confundidos com outros problemas. O sangramento, por exemplo, pode ser atribuído à presença de hemorroidas as dores abdominais podem ter diversas outras causas entre elas hábitos alimentares e síndrome do intestino irritável.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo.

As alterações na cor das fezes, podem indicar problemas intestinais ou doenças, como hepatite ou úlcera gástrica, por exemplo. Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.