Quais os sintomas de um nervo comprimido?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

Os nervos comprimidos são geralmente acompanhados de dor. Se a compressão do nervo durar muito tempo, pode haver acúmulo de líquido no local, causando inchaço, pressão extra ou cicatrizes.

No caso de músculos muito tensos, ginástica suave, ioga ou uma massagem geralmente ajudam. Além disso, o calor suave também pode ajudar a liberar a tensão e aliviar o nervo comprimido no pescoço ou nos ombros.

A síndrome compressiva dos nervos é uma condição caracterizada por danos aos nervos dos punhos, mãos ou cotovelos e pode impactar profundamente a vida dos pacientes uma vez que causa dores e perda progressiva de força e sensibilidade nas áreas afetadas.

Deve-se destacar que a recuperação da cirurgia para o reparo de uma lesão de nervo é demorada!! É importante entender que os nervos se regeneram a uma taxa muito lenta, cerca de um milímetro por dia. Portanto, a recuperação é um processo longo e gradual, que geralmente leva vários meses a um ano.

Existem grupos de pessoas que são mais propensas a desenvolver distúrbios nos nervos e a apresentar sintomas como formigamento, dormência ou alteraçao da marcha (dificuldade para caminhar) que muitas vezes é relatada como tontura.

A Eletroneuromiografia (ENMG) mede a resposta muscular ou a atividade elétrica em resposta à estimulação muscular de um nervo. O teste é usado para detectar anormalidades neuromusculares.

Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta.

A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.

Terapia quente e fria. A combinação entre o calor e o frio são ótimos para aliviar as dores e inflamações causadas pelos nós musculares. Nesse sentido, o frio ajuda a contrair os vasos sanguíneos, o que reduz o inchaço. Então, aplique uma compressa de água fria na área afetada por 10 minutos e fique sem por 15 minutos.

O teste de Lasègue, por ser sensível, pode detectar a dor nos casos de compressão do nervo ciático. O teste é feito com o paciente deitado e a perna estendida, causando uma dor muito forte e irritante, até o pé. Além disso, também pode ocorrer fraqueza ou perda de sensibilidade em alguma parte do membro inferior.

Dor no nervo ciático: saiba mais
A dor no nervo ciático é uma dor lombar de leve a intensa que pode irradiar para a perna esquerda ou direita. Essa dor pode ser agravada por certos movimentos, como torcer, dobrar ou tossir. Esse sintoma pode ser acompanhado de dormência, formigamento e fraqueza muscular.

Sintomas da compressão da medula espinhal

  1. Desconforto ou dor nas costas ou no pescoço.
  2. Ligeira fraqueza muscular.
  3. Formigamento ou outras alterações na sensibilidade.
  4. Outras alterações na sensibilidade.
  5. Nos homens, dificuldade para iniciar e manter uma ereção (disfunção erétil. leia mais )

No local do corte, sempre que há lesão de um nervo, haverá a sensação de choque ao ser tocado, semelhante a um fio elétrico desencapado. Chamamos isso de Sinal de Tinel.

No caso da lesão dos nervos periféricos da mão e dos membros, o paciente pode perder os movimentos e /ou a sensibilidade dos membros superiores e ter dores, parestesias (sensação de choques e formigamentos), paresias (paralisia parcial) e paralisias, diminuindo a capacidade motora e sensitiva.