Quais os sintomas de trombose no olho?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

A Trombose Ocular é quando há a formação de um coágulo que impede a circulação de sangue na retina, obstruindo a veia central ou um de seus ramos.
...
Os sinais que o paciente pode perceber se tiver uma Trombose Ocular são:

  • Visão embaçada;
  • Perda gradativa da visão;
  • Manchas na visão;
  • Problemas no campo visual.

O principal sintomas de derrame ocular é a vermelhidão no olho, sem que exista qualquer alteração na capacidade visual, já que o sangramento atinge apenas a parte mais externa olho. No entanto, em alguns casos, a pessoa pode ter a sensação de que tem algo no olho.

Aterosclerose (formação de placas nas artérias), pressão alta, colesterol alto, doença coronariana, diabetes, dores no peito e glaucoma também são fatores de risco bastante conhecidos. Sendo assim, diante de um quadro de súbita perda visual, é fundamental procurar o pronto-socorro oftalmológico o quanto antes.

O rompimento desses vasinhos sanguíneos ocorre por diferentes motivos, por isso nem sempre as suas causas são conhecidas. A hemorragia pode aparecer após uma cirurgia ocular, lesão, infecção, inflamação, trauma no olho, ou ainda durante o uso de medicamentos que deixam a espessura do sangue mais fino.

“Esse tipo de aneurisma ocorre quando uma artéria no cérebro enfraquece, causando dilatação de uma parte. Neste caso, há risco de ruptura dessa artéria, hemorragia ou ainda de compressão de outras partes do cérebro.

O derrame ocular, também chamado de hiposfagma, é um vazamento de sangue no globo ocular causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, que deixa uma mancha. Esta mancha não causa danos a visão e, em geral, é absorvida naturalmente entre 10 e 14 dias.

A principal forma de tratar a mancha vermelha persistente nos olhos é usar o colírio vasoconstritor, pois ele contrai os vasos sanguíneos, o que permite um descongestionamento da região.

Nas injeções intravítreas, geralmente, a medicação é aplicada de forma direta no vítreo (região interna e posterior do olho). Há dois tipos principais de medicações que podem ser injetados: os antiangiogênicos (que barra a formação de novos vasos ou neovasos) e o corticoides, que são anti-inflamatórios.

Um pequeno derrame no olho ou as pequenas hemorragias conjuntivais são, geralmente, auto-limitadas e inofensivas. Apesar de não ser um problema potencialmente perigoso é importante conhecer a sua origem, através de uma avaliação por parte do médico oftalmologista.

Perda transitória do campo visual e cegueira temporária em um dos olhos; enxergar pontos cintilantes ou ter a visão escurecida; dor de cabeça e enjoo. Esses são alguns dos sintomas da enxaqueca ocular, ou oftálmica, um distúrbio raro que afeta uma em cada 200 pessoas que sofrem de enxaqueca comum.

Olá. O que você chama de derrame ocular provavelmente é aquele sangramento que aparece na conjuntiva na forma de uma mancha bem vermelha e a que chamamos de hiposfagma. Se for isso mesmo, o uso de lubrificantes oculares como o Lacrifilm pode ser usado, sim.

A Trombose Ocular é um dos problemas que mais causa cegueira, pois ela pode provocar hemorragia, interrupção da irrigação sanguínea e inflamação na retina. Os principais fatores que podem causa-la são a diabetes, hipertensão arterial, o glaucoma, tabagismo, colesterol alto e anemia.

Um estudo publicado na revista Hypertension mostra uma associação entre a retinopatia hipertensiva – uma condição causada pela pressão arterial elevada, onde a retina é danificada – e o risco de AVC.

Medicamentos que podem causar problemas de visão:

  1. Analgésicos. De venda controlado os analgésicos são usados para aliviar a dor, sem causar a perda de consciência. ...
  2. Anticoncepcionais. É o método contraceptivo mais usado pelas mulheres no mundo inteiro. ...
  3. Antialérgicos. ...
  4. Corticoides. ...
  5. Antibióticos.

Os principais sintomas da veia estourada são:

  1. Vermelhidão na pele sobre o lugar afetado;
  2. Dor ao toque na região afetada;
  3. Coceira no local;
  4. Hematoma ou mancha roxa no local;
  5. Sangramento da veia estourada.

Similar a um infarto para coração e a um AVC isquêmico para o cérebro, a oclusão da artéria da retina leva a uma interrupção abrupta e severa do fluxo de sangue para o olho. Com isso, ocorre isquemia da retina, estrutura onde se localizam os fotorreceptores.

Visão duplicada, manchas e regiões escurecidas podem indicar problemas na sua visão. Caso você tenha sido acometida por algum desses sintomas, procure o profissional especializado o mais breve possível. Problemas mais sérios como descolamento de retina, degeneração macular e glaucoma podem relacionados a tais sintomas.

Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a se romper ou já se rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.

Em regra, a veia estourada não é grave e causa apenas um sangramento que passa rápido (varicorragia) ou uma mancha roxa que na maioria das vezes melhora em algumas semanas. Porém, quando existem sintomas como inchaço e vermelhidão intensos, a veia estourada pode ser um sintoma de problemas mais graves.