Quais os sintomas de TGO alto?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Entre os sintomas de elevação nos níveis de TGO e TGP, estão:

  • Perda de apetite;
  • Fraqueza;
  • Náuseas e vômito;
  • Urina Escura;
  • Fezes claras;
  • Icterícia.

Medicamentos que alteram TGO e TGP
Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): Medicamentos como ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco podem, em alguns casos, causar elevação das enzimas hepáticas. Estatinas: São medicamentos usados para reduzir os níveis de colesterol no sangue.

A orientação dos nutricionistas é diminuir a ingestão de carboidrato, principalmente na forma de carboidrato simples, como o açúcar, os doces. É indicado também reduzir a ingestão de gordura, e reforçar a ingestão do cálcio encontrado no leite e derivados.

Em geral, as alterações nos níveis de TGO e TGP podem ser diretamente relacionadas com algumas situações, tais como: Hepatite fulminante; Cirrose (consumo excessivo de bebidas alcoólicas);

Os níveis de TGO e TGP podem alterar devido a diferentes fatores. Eles indicam em geral problemas no fígado. Quando ocorrem essas alterações, é fundamental fazer o acompanhamento médico e realizar todos os exames solicitados para que a investigação seja feita mais a fundo e o problema de identificado e tratado.

Outras doenças também podem aumentar o TGO, como a insuficiência cardíaca, o uso de medicamentos, doenças musculares, infarto do coração, hipotireoidismo. Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite ao redor de 40 e 50 U/L.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Os principais fatores que causam alterações nos níveis de TGO e TGP são: hepatites agudas A ou B; hepatite C; medicamentos; obesidade; diabete e gordura no fígado (esteatose).

Paracetamol. O paracetamol é um exemplo clássico de um remédio que gera hepatotoxicidade em todos aqueles que o tomam em grandes quantidades.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Geralmente, essas pessoas descobrem a condição acidentalmente, por meio de exame de imagem, como ultrassonografia, ou até mesmo pela elevação de enzimas hepáticas, o que acontece na minoria dos casos.

A musculação intensa pode aumentar( até dobrar ) os níveis de TGO e não ou mais raramente a TGP que é mais específica de lesão do fígado. A espironolactona também pode aumentar as duas.

Não existe um tratamento específico para excesso de gordura no fígado. Em todos os casos, a recomendação é adequar a alimentação, fazer atividade física e não consumir bebida alcoólica. Isso é ainda mais importante quando há sobrepeso ou obesidade. “É recomendado que o paciente perca de 15% a 20% do peso.

Uma boa detox demora em média de 7 a 10 dias, assim o organismo consegue absorver todos esses nutrientes e recuperar seu funcionamento. Vale lembrar que essas dicas não substituem a consulta médica para o diagnóstico adequado. Compartilhe com quem precisa ler esse post! Tem alguma dúvida?

Os alimentos bons para o fígado são principalmente alimentos ricos em vitaminas C e E, ômega-3, carotenos ou flavonoides, como alcachofra, salmão, castanha-do-Pará, alho ou brócolis, pois esses nutrientes têm ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora do fígado, contribuindo para manter o bom funcionamento deste ...