Quais os sintomas de sela turca parcialmente vazia?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

A síndrome da sela turca vazia pode não provocar sintomas e raramente provoca sintomas graves. Cerca de metade dos afetados têm dores de cabeça e algumas pessoas também têm hipertensão arterial. Raramente, ocorre um vazamento do líquido cefalorraquidiano pelo nariz ou problemas de visão.

Tirapelli explica que “a fossa hipofisária, ou sela turca, do esfenoide é uma depressão localizada na base central ou parte interna do crânio, o chamado corpo do osso esfenoide. Essa depressão abriga e protege a principal glândula endócrina, a hipófise.

A sela turca (também chamada sela túrcica), é uma pequena estrutura óssea (em forma de sela de montaria de cavalo) que fica na base do crânio, e contém no seu interior uma importante glândula endócrina que é a hipófise. Normalmente, a hipófise preenche totalmente a sela turca.

Exames de imagem, geralmente ressonância magnética, que é o mais sensível e específico para a investigação dos tumores da hipófise. Exames de sangue para detectar o tipo de hormônio afetado. Entre eles, são avaliados os hormônios hipofisários, prolactina, TSH, ACTH, FSH e LH.

O que causa o excesso na produção dos hormônios pela hipófise? Geralmente, são tumores. Eles representam cerca de um quinto de todos os tumores cerebrais, e alguns de seus tipos predominam nitidamente em mulheres. Esses tumores podem secretar os hormônios hipofisários, só que em quantidade muito maior.

Os adenomas hipofisários são tumores benignos da hipófise, glândula endócrina localizada na sela túrcica e responsável pela produção de diversos hormônios que controlam e estimulam outras glândulas do organismo.

Sela túrcica ou Sela turca é uma pequena fosseta, em forma de "sela árabe", localizada na face superior ou cerebral do esfenóide (o osso mais complicado do corpo humano) onde está alojada a hipófise também chamada de "corpo pituitário".

AP AXIAL TOWNE
Esta incidência também é utilizada para Sela Turca, principalmente para mostrar processos clinóides.

O Exame de Ressonância Magnética da Sela Túrcica é indicado para rastrear alterações nas estrutura de problemas da hipófise e das estruturas ósseas próximas, como a sela túrcica. Podem ser diagnosticados, por exemplo, crescimentos anormais da glândula, presença de tumores, alterações ósseas e vasculares.

Ao fazer o exame de Ressonância Magnética da Sela Túrcica, o paciente é posicionado na mesa do equipamento, e o técnico especialista coloca um dispositivo chamado de Bobina de RF ao lado da área a ser estudada no exame, por exemplo, o ombro, a cabeça ou o joelho.

Exames de imagem - Geralmente solicitamos uma ressonância magnética da hipófise, além de tomografia de seios da face; Exames da visão - Geralmente realizado no consultório através do exame físico, mas também pode ser necessário um exame de campimetria digital.

osso esfenóide

A sela turca está localizada na fossa craniana média, da superfície superior do corpo do osso esfenóide.

A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.

A hipófise anterior produz sete hormônios. Estes são o hormônio do crescimento (GH), o hormônio estimulador da tireóide (TSH), o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), o hormônio folículo-estimulante (FSH), o hormônio luteinizante (LH), a beta endorfina e a prolactina.

O adenoma da hipófise pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente.

endocrinologista

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista, envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise.

O hipopituitarismo é a diminuição da atividade da hipófise que resulta em deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. Os sintomas de hipopituitarismo dependem de qual hormônio está deficiente e podem incluir baixa estatura, infertilidade, intolerância ao frio, cansaço e incapacidade de produzir leite materno.

A função da hipófise é verificada por meio da dosagem dos hormônios no sangue. O tratamento depende da causa do aumento Por exemplo, se o aumento for devido a um tumor, é possível que o tumor seja tratado com cirurgia, radioterapia ou medicamentos, dependendo do tipo e tamanho do tumor e dos sintomas que ele causa.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente à noite; Não ser uma pessoa sedentária, ou seja, fazer pelo menos 150 minutos de exercícios semanalmente; Ter uma boa noite de sono; Ter níveis adequados de magnésio e de Vitamina B6.

Se a cirurgia provocar danos às grandes artérias, ao tecido cerebral próximo ou aos nervos próximos da hipófise, em casos raros pode resultar em dano cerebral, acidente vascular cerebral ou problemas de visão.