Quais os sintomas de sangramento no intestino?

Perguntado por: rpaiva3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O sintoma mais comum é o sangue de um vermelho vivo expelido pelo ânus ou nas fezes. Outros sintomas podem incluir dor abdominal (barriga), tonturas, batimentos cardíacos rápidos e pulsantes, fraqueza, confusão e colapso, dependendo da quantidade de sangue perdida.

Medicamentos como os anti-inflamatórios, corticóides, anticoagulantes e anti-agregantes plaquetários são comumente relacionados à causas de sangramento gastrointestinal. Por isso, cuidado! O tratamento para o sangramento intestinal pode variar muito porque as causas também são muito diversas, conforme foi demonstrado.

A hemorragia interna normalmente ocorre devido a lesões de órgãos internos, e não podem ser vistas, mas podem ser percebidas. Alguns sinais, como desmaio, pulso fraco ou acelerado, suores abundantes, palidez e sangue na boca, são importantes para que se desconfie de que a vítima está tendo uma hemorragia interna.

Os cânceres colorretais podem muitas vezes causar sangramento no trato digestivo. Às vezes, o sangue pode ser visto nas fezes ou estas parecem estar mais escuras, no entanto, muitas vezes, as fezes parecem normais. Mas, com o tempo, a perda de sangue pode ser cumulativa provocando anemia.

Quais os principais sinais de alerta?

  • Sangue nas fezes.
  • Mudança do hábito intestinal.
  • Dor ou desconforto abdominal.
  • Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  • Fraqueza e anemia.
  • Perda de peso sem causa aparente.
  • Massa (tumoração) abdominal.

O sangramento intestinal é um problema relativamente comum, que pode causar preocupação nos pacientes. E, sim, todo sangramento deve ser investigado, já que existe a possibilidade de ser um câncer. A boa notícia é que essa não é a causa mais comum. Muitos outros problemas podem estar associados a esse sintoma.

Sangramento e câncer: qual a relação? O sangramento também pode, em alguns casos, ser sinal de câncer. Como exemplo, cito o sangramento retal, que pode indicar um tumor de canal anal, de reto ou de intestino grosso. Já o sangramento vaginal pode representar a existência de um tumor na região do endométrio.

Causas da presença de sangue nas fezes

  • Hemorroidas.
  • Pólipos intestinais.
  • Constipação intestinal e fissuras anais.
  • Doenças inflamatórias intestinais.
  • Uso de alguns medicamentos.
  • Câncer.
  • Úlceras.

As hemorroidas são veias inchadas e inflamadas na região anal e podem causar vários sintomas, que incluem: Coceira ou irritação ao redor do ânus. Dor ou desconforto na região anal. Sangramento durante as evacuações (sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes).

Hemorragia interna: quando não é possível ver o sangramento. Requer também atenção, pois sinais como pressão baixa, pulso rápido e fraco, dor abdominal intensa, desmaios e palidez podem ser indicativos de hemorragia interna.

Assim que o paciente chega no Trauma, fazemos o exame de ultrassom. O aparelho auxilia no diagnóstico, se há presença de sangramento intra-abdominal”, ressaltou o coordenador do Serviço de Trauma do HBDF e chefe do Samu, Rodrigo Caselli.

A hemorragia abundante e não controlada, pode levar à morte entre 3 e 5 minutos.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Outros sinais do câncer de intestino para se atentar
Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia) Sangue nas fezes. Fraqueza. Fezes pretas ou de cor escura.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Os exames de sangue solicitados para ajudar no diagnóstico de câncer colorretal ou para monitorar a doença são: Hemograma completo. O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.