Quais os sintomas de perda de memória?

Perguntado por: rmonteiro . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Dificuldade em executar atividades diárias habituais. Dificuldade em prestar atenção e flutuações no nível de consciência – sintomas que sugerem delirium. Sintomas de depressão (como perda de apetite, pensamentos suicidas, dificuldade para dormir e lentidão da fala e da atividade geral)

Aqui vão 3 “problemas” de memória que estão dentro da normalidade em geral:

  • Transiência. É a tendência de esquecer coisas com o passar do tempo. ...
  • A falta de atenção. Temos tendência a esquecer de forma mais fácil algo que não damos tanta atenção. ...
  • Bloqueio. ...
  • Fatores de risco para Alzheimer.

Alzheimer: a doença do esquecimento - Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Quais são as demências mais comuns?

  • Demência de Alzheimer. A demência de Alzheimer representa cerca de 60% de todos os casos. ...
  • Demência vascular. ...
  • Doença de Parkinson. ...
  • Demência de corpos de Lewy. ...
  • Demência fronto-temporal. ...
  • Demência provocada pelo álcool (síndrome de Korsakoff)

Conheça 7 dicas que ajudam nesse processo.

  1. Evite muitas tarefas ao mesmo tempo. Realizar muitas tarefas simultaneamente é a realidade de muitas pessoas na atualidade. ...
  2. Mantenha sua saúde em dia. ...
  3. Enriqueça seu cardápio. ...
  4. Tenha boa qualidade de sono. ...
  5. Pratique atividades físicas. ...
  6. Exercite seu cérebro. ...
  7. Descanse.

Vitamina B1

Vitamina B1
Se você quer seus neurônios trabalhando a todo vapor, com plena capacidade de raciocínio, memória e concentração, consuma alimentos ricos em vitamina B1, como: Cereais integrais.

Mas, inicialmente, resumindo então para encerrarmos, o que é importante? Sabermos que esquecer é normal até determinado ponto: desde que o esquecimento seja uma coisa que não atrapalhe no seu dia a dia. Se ele começa a comprometer as suas atividades, realmente é hora de procurar um profissional especializado.

Medicamentos e tratamento. Para além desses cuidados, há ainda uma série de medicamentos que são receitados para tratar pacientes com Alzheimer, e que podem ser obtidos, com receita médica, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os mais usados são a donepezila, rivastigmina, galantamina e memantina.

O que fazer para evitar o esquecimento?

  1. Aprenda coisas novas. ...
  2. Exercite a leitura e a escrita. ...
  3. Pratique exercícios físicos. ...
  4. Cuide da alimentação. ...
  5. Mantenha bons hábitos. ...
  6. Evite o estresse. ...
  7. Vá ao médico regularmente. ...
  8. Estimule o cérebro com o método SUPERA.

As células do cérebro no hipocampo, uma parte do cérebro associada com o aprendizado, são normalmente as primeiras a serem danificadas pelo Alzheimer. É por isso que a perda de memória, principalmente a dificuldade em lembrar informações recentemente aprendidas, é normalmente o primeiro sintoma da doença.

A confusão mental – ou névoa mental – não é uma reconhecida como uma doença. Porém, é muito comum, especialmente em períodos de tensão e estresse como o cenário proporcionado pela pandemia do novo coronavírus. Desse modo, os sintomas podem incluir: problemas de memória, falta de clareza e dificuldades em se concentrar.

A ansiedade prejudica a atenção e concentração, dificultando o desempenho no dia a dia. A atenção é uma etapa anterior à memória, e por isto queixas de memória podem ocorrer em transtornos de ansiedade.

Entre os principais sintomas de doença estão:

  • Tremedeiras.
  • Rigidez nas articulações.
  • Redução dos movimentos.
  • Confusão mental.
  • Diminuição na rapidez dos reflexos musculares.
  • Depressão.

Com um dia a dia cada vez mais corrido e atarefado é muito comum esquecer alguma coisa pelo caminho. Mas, às vezes, esses esquecimentos frequentes podem ser sinal de um nível mais grave de estresse, ou então de depressão, e até mesmo de alguma doença neurológica.

Um transtorno neurológico se desenvolve quando há alguma anormalidade no cérebro, medula espinhal, nervos ou terminações nervosas. Dependendo do tipo de distúrbio, o paciente experimenta problemas com o equilíbrio, movimentos ou com o funcionamento da mente.

A demência ocorre principalmente em pessoas com mais de 65 anos. A demência, particularmente o comportamento perturbador que muitas vezes a acompanha, é a razão para mais de 50% das internações nos asilos. No entanto, a demência é uma perturbação e não é uma parte do envelhecimento normal.

Ressonância Magnética (RM)
Para além de permitir excluir as causas de Demência tratáveis, a RM pode revelar padrões de perda do tecido cerebral, que são característicos da Demência e pode ser utilizada para discriminar entre as diferentes formas de Demência, tal como a Doença de Alzheimer e a Demência Frontotemporal.

Ocorre principalmente em pessoas acima de 65 anos, mas pode afetar também indivíduos mais jovens. Existem vários tipos da síndrome, mas a mais comum é causada pela doença de Alzheimer, que representa cerca de 60% a 70% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Super Alimentos – Espinafre, nozes e mirtilos (blueberry) são chamados de “super alimentos” porque fortalecem o cérebro. Coma muitos deles. Beba Bebidas Quentes – Chá e café estimulam o cérebro e ajudam-no a acessar memórias de forma mais eficaz.