Quais os sintomas de parasitas no intestino?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os principais sintomas associados as parasitoses intestinais são a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia¹,². Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.

A obstrução intestinal alta é a complicação mais frequente. A migração dos vermes adultos através da parede intestinal pode provocar colecistite, colangite, pancreatite ou peritonite.

Tratamento: mebendazol e albendazol são as drogas de escolha, mas outras medicações foram testadas com sucesso, incluindo o pamoato de pirantel. Em casos de obstrução intestinal, a piperazina deve ser utilizada. Uma dose única de albendazol 400 mg tem eficácia de quase 100%.

O sintomas principais são diarreia, náuseas, tosse, perda de peso e coceira. Sem tratamento, a verminose pode evoluir para formas graves e afetar fígado, baço, esôfago e provocar hemorragias. Na maioria dos casos é uma verminose assintomática, mas em casos raros ela pode evoluir.

Qual o tipo de verme que causa gases? Teníase e cisticercose – A teníase e a cisticercose são doenças causadas pela mesma espécie de parasita, porém em diferentes fases de vida.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, ivermectina, pamoato de pirantel e nitazoxanida. Leia: Oxiúrus – Enterobius vermicularis – Contágio, Sintomas e Tratamento.

Use um medicamento anti-helmíntico.
Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

Eles se alimentam da seiva elaborada de algumas plantas, assim como outras pragas da agricultura, podendo aniquilar ou matar essas plantas colonizadas. Estes tipos de parasitas que afetam, na maioria das vezes, as plantas. Mas também podem ocorrer em animais, como insetos e, até mesmo, nos seres humanos.

O que é? Doença parasitária, enfermidade parasitária, ou parasitose, é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário (cestódeo, trematódeo, nematódeo e artrópode). O estudo das doenças parasitárias é denominado Parasitologia.

O albendazol é um medicamento anti-helmíntico (helmintos são um tipo de verme) e antiparasitário de amplo espectro indicado para eliminar diversos tipos de vermes e parasitas, principalmente aqueles que vivem no intestino.

Náuseas, convulsões e pele mapeada
Na fase aguda, seus sintomas são típicos de uma infecção intestinal (febre, fraqueza, diarreia).

Albendazol pertence a uma classe de compostos anti-helmínticos e antiparasitários benzimidazólicos. O medicamento tem a capacidade de eliminar vermes e parasitas do corpo do paciente, matando-os.

Os sintomas de vermes intestinais surgem devido à ingestão dos ovos e cistos desses microrganismos que estão presentes na terra, carnes cruas ou superfícies sujas, e que se desenvolvem no intestino, provocando sintomas como barriga inchada, dor abdominal ou comichão no ânus.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

Saiba como evitar e detectar os sinais. A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos.

6 – Problemas abdominais e inchaço são comuns, assim como danos da mucosa intestinal e diarreia são produzidos pela presença de vermes. 7 – Problemas reprodutivos, infecções do trato urinário, retenção de líquidos, problemas menstruais, cólicas, problemas de próstata, coceira no ânus, miomas e cistos.

“Os sintomas das verminoses e protozooses são parecidos e incluem desconforto abdominal, cólica, diarreia. Alguns protozoários, como a ameba, podem provocar uma diarreia com pus e sangue. Já a giardíase causa dor de estômago e diarreia”, afirma o médico.

As doenças infecciosas e parasitárias com maiores taxas de mortalidade foram: diarreia e gastroenterite, AIDS, doença de chagas, tuberculose e leishmaniose. Com relação às doenças negligenciadas se destacaram a doenças de chagas, a leishmaniose, a hanseníase, a dengue e a cisticercose.

Essa parasitose leva à formação de abscesso hepático e causa febre, dor abdominal muito forte e aumento do fígado. “Também pode acometer o pulmão, cérebro, sistema urinário e genital, pele e até osso, porém isso é raramente observado”, completa Oliverio.

O organismo do afetado fica vulnerável a infecções oportunistas, como a pneumonia, tuberculose e outras. Desenvolvimento do sarcoma de Kaposi, uma neoplasia. Relações sexuais; agulhas, seringas e material cirúrgico contaminados com sangue e secreções; transfusões de sangue; de mãe para filho, através da placenta.

Alguns estudos já associaram o desequilíbrio da microbiota a problemas intestinais, obesidade, depressão e até doenças como o câncer. Portanto, o vermífugo é um remédio que deve ser tomado apenas com prescrição médica.