Quais os sintomas de paralisação dos rins?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Sinais e sintomas de insuficiência renal aguda podem incluir:

  • Diminuição da produção de urina, embora, ocasionalmente, a urina permaneça normal.
  • Retenção de líquidos, causando inchaço nas pernas, tornozelos ou pés.
  • Sonolência.
  • Falta de fome.
  • Falta de ar.
  • Fadiga.
  • Confusão.
  • Náusea e vômitos.

Quando os rins começam a parar, vão deixando de realizar todas as suas importantes funções. Água e resíduos em excesso acumulam-se no sangue, num processo chamado de uremia. Devido a esse acúmulo e a diminuição da produção de alguns hormônios, a pessoa começa a se sentir doente.

A insuficiência renal crônica pode ser causada por diversos fatores, como diabetes mellitus, hipertensão, doença renal policística, uso de alguns medicamentos e agentes tóxicos, como drogas, entre outros fatores.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.

As opções são: transplante renal, diálise peritoneal, hemodiálise e hemodiafiltração.

A insuficiência renal aguda (ou súbita) muitas vezes é temporária e os rins podem voltar ao normal. Mas quando o dano aos seus rins for contínuo e aumentando durante anos, então os rins normalmente não voltam a funcionar normalmente. Casos como estes são considerados como DRC - doença renal crônica.

Ser humano consegue sobreviver 72 horas sem funções renais, afirma médico.

Conhecida como insuficiência renal crônica, a perda da função renal caracteriza-se por toda lesão nos rins que persiste por 3 meses ou mais. Aliás, nesse estágio, para manutenção da vida, é preciso fazer diálise ou transplante.

Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

Quando os rins perdem essa habilidade e deixam de ser capazes de filtrar o sangue, a pessoa é diagnosticada com insuficiência renal. Essa é uma condição perigosa porque o sangue pode ficar repleto de impurezas impedindo o organismo de funcionar corretamente, o que pode ser fatal.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

A infecção pode espalhar-se do trato urinário para os rins ou, pouco frequentemente, os rins podem ser infectados através das bactérias na corrente sanguínea. Calafrios, febre, dor nas costas, náusea e vômito podem ocorrer.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Alguns exemplos de doenças renais crônicas são:

  • Nefrite;
  • Tumores;
  • Insuficiência;
  • Cálculo renal.