Quais os sintomas de intoxicação por glifosato?

Perguntado por: dcoutinho5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.

INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE: cefaleia, irritação cutâneo- mucosa, náusea e discreta tontura. INTOXICAÇÃO AGUDA MODERADA: cefaleia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesia, dispneia, salivação e sudorese aumentadas.

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, o leite irá potencializar o efeito e acelerar a absorção, podendo matar o animal rapidamente.

Alguns venenos causam sintomas numa questão de segundos, ao passo que outros somente o fazem várias horas, dias ou mesmo anos depois. Alguns venenos originam poucos sintomas óbvios até já terem causado danos nos órgãos vitais, como nos rins ou no fígado, por vezes permanentemente.

Primeiros socorros:
lavar bem a pele contaminada com água corrente e sabão por, no mínimo, 10 minutos; – não esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo; – no caso de contaminação nos olhos lavar bem com água corrente por 15 minutos.

Em grande parte das plantas daninhas a ação do glifosato começa imediatamente e a morte da planta ocorre lentamente, entre 7 e 14 dias após a aplicação.

A ingestão de glifosato está associada a desordens gastrointestinais, obesidade, diabetes, doenças cardíacas, depressão, autismo, infertilidade, câncer, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, microcefalia, intolerância ao glúten e alterações hormonais.

O que é o Roundup? Roundup foi a marca comercial da primeira patente de glifosato, um herbicida não seletivo capaz de eliminar praticamente qualquer planta com a qual entra em contato. Depois que o composto é aplicado, as folhas das plantas o absorvem, levando o químico até as raízes.

Pele: dermatite de contato. Olhos: irritação, dor, queimação ocular, turvação da visão, conjuntivite e edema palpebral. Inalado: Irritação de vias respiratórias altas, pneumonite química. Meio Ambiente: Produto miscível em água, porém não é classificada como produto perigoso para o transporte.

Os efeitos podem surgir de imediato ou no decorrer de alguns dias, no máximo duas semanas, dependendo do princípio ativo. A depender da quantidade de produto absorvida, a intoxicação pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave.

Apoiando observações que já haviam sido feitas por cafeicultores, estudo mostra que o açúcar (sacarose) pode ser utilizado para desintoxicar cafeeiros afetados por herbicidas aplicados nas plantações para controlar as ervas daninhas.

Segundo o chefe da pediatria do Hospital Leforte, Fábio Bedoni, nunca se deve, em caso de intoxicação, fazer a criança vomitar ou obrigá-la a beber água ou leite.

Ainda que fosse uma opção interessante, não existem evidências cientificas de que o leite possa atuar como desintoxicante. Essa foi a conclusão de uma revisão de estudos científicos publicada em 2019 que investigou a eficácia desse costume antigo.

O maior risco para o paciente com intoxicação alimentar é a desidratação decorrente de forte diarreia. Por isso, é importante ingerir líquidos, especialmente água e sucos. Atenção: não se deve tomar leite, pois nos quadros de intoxicação o organismo pode ficar carente de enzimas que digerem a lactose.

Mas então, qual a diferença entre intoxicação e envenenamento? A intoxicação se dá quando os efeitos de uma determinada substância dentro do organismo são mais leves, já no envenenamento, os efeitos são mais agudos, ou seja, o corpo fica mais debilitado, porque os efeitos são mais fortes.

Broncodilatadores e oxigenioterapia podem ser suficientes nos casos menos graves. Quando obstrução grave das vias respiratórias com adrenalina racêmica por inalação, intubação endotraqueal ou traqueostomia e ventilação mecânica pode ser necessária.