Quais os sintomas de intoxicação por creolina?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4 / 5 19 votos

Segundo o fabricante os principais sintomas da intoxicação com Creolina® são dor de estômago, cefaleia, dor e eritema na pele, dor nos olhos, efeitos narcóticos, náuseas, vômitos, diarreia e tremores.

Infelizmente, este produto pode causar lesões gravíssimas nos rins e fígado destes animais, queimaduras extensas na pele por ser bastante irritativo, lesão nos pulmões, muito vômito, diarreia com sangue e até mesmo convulsionar.

É um desinfetante e germicida, com comprovada ação bactericida e fungicida, de uso veterinário, e com eficácia comprovada como desinfetante de instalações rurais tais como: granjas, aviários, pocilgas, estábulos, haras, cocheiras, canis e galpões. Veja a bula do produto.

Sob hipótese alguma deve ser usado álcool, creolina ou qualquer produto desinfetante no animal, como explica a médica-veterinária e especialista em homeopatia Mônica de Souza.

A creolina é um desinfetante industrial usado para limpeza pesada em ambientes externos. Ela é composta por substâncias como os fenóis, altamente corrosivas, semelhantes à soda cáustica. "Em contato com a pele, esses fenóis provocam queimaduras.

Para isso, basta colocar um pouco de vinagre nas mãos, esfregar bem e, em seguida, lavar normalmente em água corrente e detergente ou sabão. Fácil assim!

Não se esqueça que também deve ser aplicada em pisos, paredes e tetos. Tecidos: no caso de alguns tecidos, será conveniente fazer uma pulverização com o produto por todas as roupas de camas, edredons e tapetes. Deixe agir: na hora de usar creolina este produto precisa agir por dez minutos a meia hora no mínimo.

achamos várias dicas caseiras para eliminar estes odores, como por exemplo: creolina diluída em água, água sanitária misturada em água, vinagre e álcool ou água, sabão e vinagre ou vinagre branco com maisena, etc.

A Creolina age como desinfetante de instalações pecuárias, tais como: pocilgas, galpões, estábulos e no preparo do campo operatório em pequenas e grandes intervenções cirúrgicas também é eficaz no tratamento de miíases (bicheiras).

Carvão ativado pode ajudar a desintoxicar o pet
Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro. “Por ter uma superfície porosa, ele atua aderindo às toxinas e aos venenos”, esclarece o Dr. Samuel Teófilo.

Em uso tópico, nos casos de miíases pequenas, utilizar duas gotas. Nas miíases maiores, aumentar proporcionalmente o número de gotas, de acordo com o tamanho da bicheira. Como germicida, utilizar soluções de 2,0% a 4,0 % em água. (vide tabela).

A creolina também faz parte de experimentos recentes, não como fator de intoxicação, mas na cura de feridas e sobre reparação tecidual, apresentando uma cicatrização do ferimento, com acentuada neovascularização e reepitelização.

Segundo a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o uso da creolina na limpeza das calçadas não é proibido. Na internet, a limpeza de calçadas com o desinfetante é indicada por veterinários como forma de evitar que o odor da urina de um cachorro atraia outros para o local.

Nunca use "Creolina" ou "Óleo de Neem" na forma pura. Se precisar de volumes maiores, adeque a dose de acordo com a quantidade de água. Pode pulverizar o caule e a base das plantas, também, pois algumas pragas se localizam nestes locais.

Como fazer Colocar 1 gota de creolina para cada 8 litros de água de beber das galinhas.