Quais os sintomas de inflamação nas trompas?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

A mulher costuma apresentar dor na parte inferior do abdômen, corrimento vaginal anômalo e, às vezes, febre e sangramento vaginal irregular. O diagnóstico é feito com base nos sintomas, análise de secreções do colo do útero e, às vezes, exames de sangue ou ultrassonografia. O tratamento é feito com antibióticos.

É causada por uma bactéria e pode obstruir as trompas de Falópio, que levam os óvulos do ovário ao útero. A infecção pode ter diversas causas, mas, segundo a professora Silvana, a mais comum é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, adquirida, na maioria das vezes, por contato sexual com um parceiro infectado.

Os analgésicos mais usados para alívio da dor são paracetamol e dipirona. Nos casos em que a inflamação é crônica ou muito grave, acometendo as tubas, é necessário administrar medicamentos por via venosa. Em casos ainda mais extremos, pode ser preciso realizar uma cirurgia para retirar os ovários.

histerossalpingografia

A histerossalpingografia (HSG) é a ferramenta diagnóstica mais utilizada na pesquisa das obstruções das trompas e aderências na pelve que podem bloquear parcial ou totalmente as regiões peritubáricas, que são contribuintes comuns para a dificuldade de engravidar.

O ultrassom transvaginal é um exame diagnóstico usado em diferentes momentos no processo de investigação e diagnóstico da infertilidade feminina. Por se tratar de um exame de imagem rápido e completo, o ultrassom vaginal é usado de forma rotineira como alternativa para avaliar a saúde dos órgãos reprodutivos.

histerossalpingografia

A histerossalpingografia é uma forma de raio-x utilizada para visualizar as trompas e a cavidade uterina. Nesse exame, é possível que o médico conheça a forma e a estrutura do útero e saber se existe qualquer malformação ou cicatriz uterina que possa atrapalhar a aderência do óvulo fecundado.

Dentre eles, encontra-se:

  • Infecções;
  • Endometriose;
  • Hidrossalpinge;
  • Miomas;
  • Cirurgias na região abdominal;
  • Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Quais os sintomas mais comuns de inflamação nos ovários?

  1. dor na parte inferior do abdômen;
  2. febre constante;
  3. dor ao urinar ou durante o ato sexual;
  4. sangramento vaginal anormal;
  5. dificuldade para engravidar;
  6. enjoos e vomitos;
  7. mal-estar;
  8. corrimento.

Os principais sintomas são dor na parte inferior da barriga e ao urinar, sangramento vaginal fora do período menstrual; febre, enjoos e vômitos e dificuldade para engravidar. A inflamação aguda ocorre quando há apenas um episódio da doença, normalmente causado por bactérias que atingem um ou os dois ovários.

Prevenção. A maneira mais importante para prevenir a doença inflamatória pélvica é usar camisinha durante a relação sexual. A camisinha é a melhor maneira de prevenir a propagação de infecções sexualmente transmissíveis (DST).

Acupuntura e a desobstrução tubária
Segundo a medicina chinesa, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade feminina. Acupuntura atua na vascularização uterina, na espessura do endométrio e na melhora da libido.

A obstrução nas trompas pode ser causada por infecções ginecológicas, como a clamídia ou gonococos; pela formação de cicatrizes após cirurgias, pela endometriose, ou quando a mulher decide fazer a laqueadura para não ter mais filhos. Em algumas situações, é possível realizar uma cirurgia para desobstrução.

Em situações de aderências ao redor das trompas (fator tuboperitoneal), é possível realizar um tratamento cirúrgico por laparoscopia (vídeo) na tentativa de remover essas aderências. Quando ambas as trompas estão obstruídas e danificadas não há sucesso no tratamento, seja ele medicamentoso ou cirúrgico.

Um médico pode solicitar outros exames que detectam infertilidade feminina. Você pode fazer um exame de sangue para verificar seus níveis de hormônio folículo-estimulante, ou FSH, que aciona seus ovários para preparar um óvulo para ser liberado a cada mês. Alta do FSH pode significar menor fertilidade em mulheres.

Além disso, no caso das gestantes, o ultrassom transvaginal é recomendado entre a quinta e a oitava semana de gravidez, servindo para observar o desenvolvimento do bebê.

É possível, sim, engravidar depois de realizar a ligadura de trompa, também conhecida como laqueadura tubária. Nenhum método contraceptivo tem eficácia de 100%.

A prova de Cottè positiva significa que não há obstrução das tubas uterinas. Este resultado acontece quando o contraste injetado durante exame de histerossalpingografia sobe pela cavidade uterina e extravasa pelas trompas, sem nenhuma dificuldade de passagem.

Uma opção a histerossalpingografia é a histerossonografia. Talvez você não conseguirá realizar este exame tão facilmente como a histerossalpingografia.

Adenomiose; Tuberculose genital, especialmente tubária; Hipoplasia uterina e tubária (tubas filiformes e sinuosas); Miomas.

Receita para garrafada para engravidar caseira:

  1. 2 xícaras de açúcar mascavo.
  2. 2 inhames com casca.
  3. 1 punhado de uxi amarelo.
  4. 1 punhado de unha de gato.
  5. 1 romã
  6. 4 cravos da índia.
  7. 1 litro de vinho branco seco.