Quais os sintomas de hérnia de disco na região lombar?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Sintomas da hérnia de disco lombar

  • Dores agudas ou crônicas na parte inferior da coluna, que podem ser irradiadas para outras regiões do corpo, como glúteos e pernas;
  • Cãibras e formigamentos nas pernas;
  • Sensação de fraqueza nos pés e nas pernas;
  • Perda de equilíbrio;
  • Dificuldade para se movimentar;

Vocês já ouviram falar sobre Síndrome do Piriforme? Pois bem, é uma patologia que pode levar a confusão, pois seu diagnostico pode ser confundido com outras, como por exemplo as Hérnias de disco lombares. A síndrome do Piriforme é uma forma de neuropatia que envolve compressão do Nervo Ciático pelo músculo piriforme.

Dor no pescoço; Dor nas costas – escápula; Dor no ombro e no braço; Formigamento, dormência e fraqueza no braço e na mão.

A hérnia de disco ocorre quando a camada externa do disco (ânulo fibroso) se quebra, permitindo que o seu conteúdo gelatinoso (núcleo pulposo) extravase. Quando esse material entra em contato com os nervos vizinhos provoca dor e altera a função desses nervos, caracterizando a dor ciática.

A melhor posição para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos; ou de barriga para cima, com um travesseiro atrás do joelho. O tipo de colchão não deve ser muito duro, nem mole demais. Em geral, devem ser semiortopédicos, porém não há regra. É uma escolha individual.

Sintomas De Hérnia De Disco
O mesmo pode acontecer com uma hérnia de disco na região lombar, que pode resultar em sensibilidade e perda de força muscular nas pernas.

Uma crise de hérnia de disco dura de cerca de 2 meses em 80% dos casos, com ou sem tratamento, os 20% restantes se tornam crônica, um quadro clínico onde o paciente terá a patologia por toda a vida. Para diagnosticar uma crise de hérnia de disco crônica ou aguda, o paciente deve ser submetido a uma avaliação médica.

A ressonância magnética da coluna é o exame de maior sensibilidade e acurácia para o diagnóstico das hérnias de disco, pois apresenta uma ótima diferenciação das estruturas de partes moles, como o disco intervertebral, as raizes neurais e o canal vertebral.

É exatamente por isso que, em muitas situações de hérnia de disco, ocorre um pinçamento ou compressão do nervo, justamente esse nervo que desce para a região da perna, por esse motivo ocorrem esses sintomas de dor, dormência ou formigamento nos membros inferiores.

As dores relacionadas às hérnias abdominais costumam ser piores durante esforços físicos, como levantar objetos pesados ou ficar durante muito tempo em pé, ou quando a parede do abdômen é contraída rapidamente durante o esforço para evacuar ou tossir.

A hérnia de disco extrusa é uma das manifestações de desgaste mais grave de coluna, que afeta o disco vertebral, uma espécie de amortecedor localizado entre as vértebras. Quando não tratado a tempo pode provocar dores persistentes, aguda e incapacidade dos movimentos.

O uso de remédios é a primeira opção entre os tratamentos para hérnia de disco cervical. Normalmente, são prescritos anti inflamatórios (como Ibuprofeno e Cetoprofeno), analgésicos (desde os mais comuns, como a Dipirona, até os mais potentes, como a Codeína) e relaxantes musculares (como a Ciclobenzaprina).

Sim, uma hérnia de disco pode levar a uma paralisia. Isso pode acontecer em casos em que a hérnia cause uma severa compressão medular ou de um nervo por um tempo prolongado. Esses casos merecem cirurgia.

Quais os sintomas do nervo ciático inflamado? Os principais sintomas são dores intensas na região lombar, glúteo, panturrilha ou pernas. Há também limitação dos movimentos para sentar, deitar, levantar e manter a coluna em posição ereta.

Atividades aeróbicas
Além de contribuir para pessoas que convivem com a hérnia de disco lombar, as atividades aeróbicas também contribuem para a perda de peso. Caminhada, natação e ciclismo são alguns exemplos de exercícios aeróbicos indicados para prevenir e tratar a hérnia de disco.

Colocar compressas quentes ou uma bolsa de água quente na região com dor por pelo menos 20 minutos ajuda a aliviar bastante o processo de dor. 3 – Uma das grandes associações que se fazem com hérnia de disco é o fato de o indivíduo ser sedentário e acima do peso.

Realmente ficar sentada o dia inteiro não é nada recomendável para quem tem hérnia de disco sintomática. O ideal é que faça alongamentos a cada 40' e intervalos com caminhadas curtas (exemplo... ao invés de levar o copo de água e deixá-lo em sua mesa, levante de tempo em tempo e busque água).

Fraqueza nas pernas; Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga; Dor ou dificuldade para respirar; Incontinência urinária.

A inflamação crônica – de longo prazo – pode se manifestar por meio de uma série de sintomas, incluindo fadiga generalizada, dor difusa em várias áreas ou apenas sensação de desconforto.

Ficar muito tempo em pé pode ser ruim para sua coluna, mas ficar sentado por muito tempo também pode. A chave é misturar períodos sentado e em pé ao longo do dia e se movimentar o máximo possível.

Subluxações e hérnias discais na região cervical que podem contactar terminais nervosos e perturbar os impulsos para o cérebro. Ao passar impulsos deficientes o cérebro tem dificuldade no processamento dessas informações o que pode levar a náuseas e tonturas.