Quais os sintomas de gravidez aos 48 anos?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Irregularidades menstruais, ondas de calor, alterações do humor e secura vaginal são muito referidos pelas pacientes neste período da vida. O diagnóstico, como tudo, exige um acolhimento atencioso do médico, exame físico minucioso e alguns exames complementares.

Entretanto, os sintomas da gravidez podem ser confundidos com os da perimenopausa — principalmente nas primeiras semanas. Assim, se você está vivenciando menstruações irregulares e não faz uso de nenhum contraceptivo, vale considerar um exame.

Para mulheres por volta dos 40 anos, um atraso na menstruação pode ser o primeiro sinal da aproximação da menopausa. Em alguns casos, essas mulheres acabam se assustando ao imaginar uma gravidez tardia, que provavelmente seria de risco.

“Apesar dos sintomas não mudarem, a mulher não relaciona, muitas vezes, os enjoos e a sensibilidade na mama com gravidez, pois a característica mais comum dela é a suspensão da menstruação e isso essa mulher já tem”, afirmou. A menopausa é a ausência de menstruação durante 12 meses consecutivos.

Você pode engravidar aos 47 anos, mas a chance é tão baixa quanto 5%. Você tem risco de ter um bebê com malformação. Você pode ter diabetes e hipertensão na gravidez. O parto normal pode ser mais difícil.

Logo no início da gravidez, as dores podem se tornar um pouco assombrosas. Cólicas, dores nas costas e até mesmo uma leve dor ovariana durante o período são situações comuns. O útero é um órgão super elástico, na verdade ele é um músculo.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Teste do sal: ao diluir sal na urina, a formação de uma “nata” sugere resultado positivo. Para os especialistas, testes de gravidez caseiros, como esse, não têm comprovação alguma de que funcionam, pois não há relação entre uma coisa e outra.

Pode estar ocorrendo qualquer uma das situações : gravidez ou climatério ( irregularidade menstrual ), menopausa se aproximando. Procure um medico para lhe solicitar exames para o devido diagnostico.

A menopausa é quando a mulher fica exatamente 12 meses sem menstruar.

Suores noturnos e dificuldade para dormir
As ondas de calor e a oscilação da temperatura corporal, especialmente no período noturno, podem comprometer a qualidade do son. Muitas mulheres referem insônia, que é a dificuldade para dormir e/ou permanecer dormindo.

A menopausa se caracteriza como o estágio da vida da mulher onde a menstruação deixa de acontecer e com ela a ovulação, tendo como resultado que já não é possível engravidar naturalmente. Isso ocorre em um intervalo que pode levar poucos meses ou inclusive anos.

A menstruação atrasada costuma ser o primeiro sinal de gravidez, porém dezenas de outras causas podem explicar por que a sua menstruação não desceu no dia esperado. Em geral, poucos dias de atraso menstrual podem ocorrer até em mulheres com ciclo menstrual regular, sem que isso tenha qualquer relevância clínica.

Mudanças na cor (a secreção fica esbranquiçada, amarelada, acinzentada ou marrom); Mudanças no aspecto (fica mais líquida, consistente ou com aspecto de coalhada); Mundança na quantidade (é preciso trocar a calcinha o tempo todo, ou usar protetor); Mudanças no cheiro (o odor fica forte, ou ruim);

Na menopausa, por outro lado, a mulher não consegue mais engravidar naturalmente. Apesar disso, é possível engravidar durante essa fase contando com a ajuda da reprodução assistida. Em ambos os casos, a gravidez é considerada como tardia, como toda gravidez após os 40 anos de idade.

Exame de urina confirma a menopausa em 5 minutos, como o de gravidez. RIO - Mulheres poderão saber se estão na menopausa em cinco minutos. Um exame inédito, que analisa o aumento de hormônio na urina, já está disponível no Brasil. O modo de realizar e a forma de ação são semelhantes aos dos testes de gravidez.

A partir dos 40 anos, os riscos associados à gestação aumentam consideravelmente — e continuam evoluindo com o passar da idade. Assim, quanto mais velha a mulher, maiores os riscos de: problemas de tireoide (hipotireoidismo e hipertireoidismo);