Quais os sintomas de grau errado?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Confira os principais sintomas de uma pessoa que está utilizando um grau incorreto e fique atento:

  • 1- Não consegue focar a visão. ...
  • 2- Sofre com tonturas e dores de cabeça. ...
  • 3- Sente náuseas e vertigem. ...
  • 4- Não consegue enxergar com apenas um olho. ...
  • 5- Faz muito esforço para enxergar.

Usar um grau mais elevado do que o correto não causaria nenhum dano grave, mas pode causar dores de cabeça e dificuldade na adaptação dos óculos.

Mas, como saber quando faço meu óculos com essa medida errada? O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Com isso, você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando.

A forma mais correta e prática de descobrir se o óculos novo está com o grau correto, de acordo com a receita, é levá-lo ao oftalmologista assim que recebê-lo. Dessa forma, o profissional fará a conferência do grau e das medidas dos olhos aferidas para a montagem das novas lentes na armação.

O exame de refração é subjetivo, depende muito da informação do próprio paciente. Uma pequena variação na receita dos óculos é aceitável, durante o dia o seu erro refracional pode ter uma pequena variação. Diria que 0,25 de variação no astigmatismo ou até 5 graus no eixo são aceitaveis entre um exame e outro.

Se for comprovado erro de diagnóstico poderá requerer indenização por danos morais. Se o problema for somente o grau do óculos receitado, diferente do grau necessário, em ficando provado, pode requerer o ressarcimento do valor.

Algumas pessoas precisam de apenas alguns dias para se acostumar aos óculos novos, ao passo que outras podem precisar de até duas semanas. Assim, é absolutamente normal se você só consegue ver o aro da armação na primeira vez que coloca seus óculos. A razão para tanto recai no centro visual do cérebro.

Essa é a classificação que determina quando um grau de óculos é alto ou não, para isso temos a seguinte determinação:

  1. baixo grau: 0 a 3 graus;
  2. grau moderado: de 3 a 6 graus;
  3. e alto grau: mais de 6 graus.

A Miopia e o Astigmatismo são dois dos mais comuns Erros de Refração ou Ametropias. A Miopia é uma alteração da refração ocular caracterizada pela dificuldade de enxergar objetos de longe. Já o Astigmatismo tira a nitidez das imagens tanto na visão de longe quanto de perto.

O exame que o oftalmologista faz para saber o grau se chama Refração. A refração pode ser feita pelo refrator automático aparelho que calcula o grau sem a necessidade do paciente manifestar-se. Porém, ele não é tão eficaz como o exame em que o paciente menciona qual a lente que vê melhor.

Entre os principais efeitos nocivos provocados pela exposição frequente às telas de dispositivos eletrônicos está a sensação de embaçamento dos olhos, chamada de falsa miopia. Nesses casos, as imagens ficam borradas e os olhos mais secos.

Com base nos dados dos equipamentos e no relato do indivíduo sobre a lente mais confortável no teste, o oftalmologista faz o diagnóstico e dá a receita para os óculos. A prescrição é dividida em OD (olho direito), OE (olho esquerdo), grau esférico e cilíndrico e DNP, distância entre o nariz e as pupilas.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Traumas oculares também costumam aumentar o grau da visão, no caso do astigmatismo. Algumas das causas mais frequentes deles são acidentes, doenças preexistentes (como a miopia, por exemplo) ou cirurgias feitas na região ocular.

Apesar de ser um tanto frustrante a sensação de não conseguir ver bem ao trocar de óculos, saiba que isso é completamente normal e pode acontecer com qualquer pessoa. E a explicação é simples: os olhos precisam de um tempo para se acostumarem à nova forma de enxergar que é proporcionada pelas lentes.

Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

O grau da miopia pode aumentar? As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus. Estes podem sim aumentar com o avançar do tempo, conforme algumas variáveis.

A queixa sobre dor de cabeça é comum – e até esperada – por aqueles que estão no processo de adaptação com o óculos de grau ou tiveram que realizar ajustes nas especificações da lente. Isso porque nosso cérebro precisa de um tempo para se acostumar com a nova mudança.

Nesse sentido o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor - CDC, em seu parágrafo II, determina que o prazo de reclamação por defeitos aparentes ou de fácil constatação de até 90 dias para esse tipo de mercadoria. E isso vale tanto para óticas físicas, quanto para óticas online!

A adaptação do paciente com astigmatismo ao uso de óculos com lentes cilíndricas é mais difícil do que quando o erro refrativo é corrigido apenas com lentes esféricas. As lentes cilíndricas possuindo graus diferentes podem aumentar ou diminuir a imagem em cada meridiano da lente.