Quais os sintomas de Giardia em humanos?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os sintomas de giardíase geralmente incluem cólicas abdominais, gases (flatulência), eructação e diarreia aquosa de odor fétido. O enjoo pode surgir e desaparecer. As pessoas podem se sentir cansadas e vagamente desconfortáveis, e perder o apetite. Se não receber tratamento, a diarreia pode persistir durante semanas.

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

Essas fezes também podem estar moles a aquosas, com uma tonalidade esverdeada e, ocasionalmente, com sangue vivo. Podemos ter a presença de muco. Lembrando que nem todas as fezes com muco e sangue são características de giárdia.

A giárdia também pode estar presente em alimentos e água contaminados e é um risco para os locais onde a água não é tratada, como a de córregos, poços etc. A maioria das crianças com giárdia não tem sintomas, mas outros podem apresentar dor abdominal e diarreia.

O que é giardíase? Causada por um pequeno parasita, a giárdia, é um tipo de infecção que entra no corpo humano por meio de água e alimentos contaminados. A giardíase é um tipo de infecção que afeta o intestino delgado. Pessoas contaminadas com giardíase podem acabar passando a doença para outras que estão saudáveis.

Tratamento. Na maior parte dos casos, a doença regride espontaneamente em algumas semanas.

A giárdia em cachorro é uma doença transmitida pelo protozoário Giardia lamblia (também chamado de Giardia duodenalis ou G. intestinalis). O primeiro estágio pós-infecção por cistos da Giardia acontece no intestino delgado, onde os cistos chegam e permanecem incubados por aproximadamente 10 dias.

A doença pode ser transmitida do animal para o homem e vice-versa, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (“ovos”) do protozoário.

O diagnóstico da Giardiose pode ser realizado por meio da pesquisa do agente nas fezes, pelo exame direto, coproparasitológico, imunoensaios rápidos ou PCR, realizados em material oriundo de defecação natural ou aspirados duodenais obtidos por endoscopia.

A hortelã demonstra eficácia no tratamento da giardíase (causada protozoário Giardia lamblia). A folha da hortelã miúda apresenta óxido de piperitenona. Para os óleos essenciais, aqueles ricos em pulegona são os mais eficazes no combate das parasitoses intestinais.

Quais são os sintomas de amebíase?

  • dor e cólica abdominal;
  • abdômen sensível ao toque;
  • forte diarreia;
  • presença de sangue e/ou muco nas fezes;
  • perda de peso;
  • febre.

A doença pode ser transmitida para o homem, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (“ovos”) do protozoário. Os cistos também podem ser encontrados nos pelos dos animais.

Os fármacos mais indicados são albendazol, fembendazol, febantel/pitantel/praziquantel, furazolidona, tinidazol, secnidazol, metronidazol e ronidazol. Apesar de classicamente utilizado, o metronidazol é recomendado para os casos de coinfecção por Clostridium spp., pois a sua eficácia para o controle de Giardia spp.

Modo de usar:
Proceda a colheita de fezes do animal suspeito. Retire uma amostra com o swab e dilua no tampão de amostra no tubo plástico, contendo 1 mL de tampão. Agite o tampão com o swab. Pingue 4 gotas na placa teste, no local indicado para aplicação da amostra.

Em ambientes controlados, é possível utilizar a amônia quaternária como um método de prevenção para eliminar os cistos da giárdia do ambiente. Dar preferência a passeios com um controle de higiene maior, evitar o contato com as fezes de outros animais pode prevenir que seu pet seja acometido pela giardíase em cães.

O mecanismo pelo qual a Giardia lamblia causa diarréia e má absorção intestinal permanece controverso e é provável que seja multifatorial. Ela pode produzir vários graus de dano à mucosa e, ao mesmo tempo, propiciar condições na luz intestinal que poderiam prejudicar a digestão e a absorção de nutrientes.

No entanto, como o período pré-patente de Giardia (tempo entre a ingestão de cistos e a eliminação de cistos novos nas fezes) pode ser tão curto quanto 4 dias no cão (4 a 12 dias, com média de 8 dias)2, recomenda-se fazer os exames para controle de tratamento nos primeiros dias após o seu término.

Pesquisa de Antígeno de Giardia lamblia - R$121,00 - Labi Exames.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Probióticos: são ótimos aliados para melhorar a flora intestinal e o sistema imunológico do indivíduo. Sucos cítricos de limão, laranja, maracujá e abacaxi: são bebidas ricas em antioxidantes e em vitaminas importantes para o corpo. Água: sempre é muito bem vinda e também ajuda a eliminar as toxinas através da urina.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.