Quais os sintomas de fraqueza nos nervos?

Perguntado por: agois . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

A fraqueza do músculo pode ser um sintoma de mau funcionamento do sistema nervoso.
...
Sinais de alerta

  • Fraqueza que se torna grave ao longo de alguns dias ou menos.
  • Dificuldade em respirar.
  • Dificuldade em levantar a cabeça enquanto está deitado.
  • Dificuldade para mastigar, falar ou engolir.
  • Perda da capacidade de caminhar.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Os sintomas que podem ocorrer são: palpitação, tremor, dormências, boca seca, mãos e pés frios, dor no peito, dificuldade para respirar, sudorese, e sentimentos de angústia, medo, descontrole.

Melhores remédios caseiros para fraqueza

  1. Suco de couve com maçã e espinafre. Este suco é muito rico em vitaminas e ferro que ajudam a manter a boa disposição durante o dia a dia, sendo o aliado perfeito para quem passa o dia correndo entre tarefas. ...
  2. Infusão de ginseng. ...
  3. Suco de vários frutos.

Lesões físicas ou traumas, tais como acidentes com veículos motorizados, quedas ou lesões em práticas esportivas. Traumas que podem danificar os nervos periféricos; Causas genéticas (pessoas que têm um membro da família que sofre de neuropatia).

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão.

Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar fraqueza muscular são: Clínico geral. Reumatologista. Ortopedista.

Sentir-se fraco por dormir mal ou não comer direito é normal, mas a fraqueza pode ser também sintoma de problemas de saúde mais sérios, como anemia, problemas hormonais ou até mesmo depressão, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern no Bem Estar desta quarta-feira (24).

A principal causa de sensação de cansaço nas pernas é a má circulação, também chamada de insuficiência venosa crônica, pois nesta doença as válvulas das veias estão enfraquecidas, o que dificulta o fluxo de sangue, provocando o surgimento de varizes e sintomas como peso nas pernas, formigamento, dor e cãibras.

Minerais como cálcio e vitamina D são extremamente importantes para a garantia do funcionamento dos músculos. A falta desses nutrientes pode ocasionar uma fraqueza muscular constante e em outras consequências como falta de memória ou formigamento.

O cansaço excessivo pode indicar, além de falta de tempo para descansar, algumas doenças como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão. Nesse caso, o paciente se sente sempre cansado e não tem forças para realizar seu trabalho com excelência.

A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).

O exame de eletroneuromiografia — mais conhecido por exame de eletromiografia — permite, através da análise da atividade elétrica dos músculos, diagnosticar doenças do músculo e da parte do sistema nervoso periférico que controla os músculos.

A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular. O exame divide-se basicamente em duas partes: o estudo da condução nervosa e a eletromiografia de agulha.

Chá de ginseng
Esse chá é um poderoso remédio caseiro para cansaço e estresse. Isso porque o ginseng é uma planta medicinal que reduz o cansaço mental e melhora o funcionamento do cérebro. E graças ao seu alto teor de vitaminas e minerais, também atua na prevenção de doenças como a diabetes.

Algumas opções de tratamento caseiro para o nervo ciático inflamado são:

  1. Fazer terapia frio-calor. ...
  2. Beber chás anti-inflamatórios. ...
  3. Passar uma pomada anti-inflamatória. ...
  4. Fazer uma massagem. ...
  5. Realizar alongamentos. ...
  6. Evitar ficar muito tempo de repouso. ...
  7. Preferir alimentos anti-inflamatórios.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Sabemos que uma alimentação balanceada e rica em vitamina B12 e ácido fólico ajuda na manutenção da boa saúde do sistema nervoso.