Quais os sintomas de flebite na perna?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 6 de fevereiro de 2023
4 / 5 18 votos

Quando a flebite ocorre, o paciente tem alguns sintomas bastante perceptíveis, por exemplo:

  • Dor;
  • Vermelhidão;
  • Calor;
  • Inchaço;
  • Dormência.

De um modo geral, a flebite desaparece por si só. A administração de um analgésico, como a aspirina ou o ibuprofeno alivia a dor. Embora a flebite melhore numa questão de dias, podem passar várias semanas até que as irregularidades da veia e a sensação de dor desapareçam por completo.

Quais os Sintomas da Flebite na Perna? Os sintomas da flebite mais comuns são: dor e edema, vermelhidão no local, sensação de aumento da temperatura no local, endurecimento e dilatação da veia.

A principal diferença entre as duas patologias é que a tromboflebite ocorre de forma mais superficial, já a trombose pode acometer veias mais profundas. Ambas possuem tratamentos, que devem ser indicados por um profissional vascular, de acordo com cada caso.

Classificação da flebite
I – eritema com ou sem dor local; II – eritema com dor e/ou edema local; III – além dos sinais clínicos do grau II, acrescenta-se a presença de um cordão fibroso palpável ao longo da veia; IV – adicionalmente ao grau III, apresenta um cordão venoso palpável longo, com drenagem purulenta.

A flebite pode ser perigosa e oferecer riscos à vida quando ela é muito extensa e acomete a veia safena magna (uma veia da coxa), principalmente na região mais próxima da virilha, pois nessas situações existe o risco desse trombo migrar da veia safena para veias mais profundas e consequentemente para o pulmão, causando ...

Os enfermeiros identificaram a Vancomicina e Benzilpenicilina como os antibióticos com o mais forte potencial flebitico. Entre outros medicamentos e fluidos intravenosos, foram identificados aminofilina, cloridrato de amiodarona e cloreto de potássio 7,4% como potencialmente causadores de flebite.

Quanto tempo dura uma flebite? A recuperação da flebite depende muito da causa que levou à sua ocorrência. Algumas pessoas podem se recuperar em um ou duas semanas, enquanto outras podem levar mais tempo.

Em situações menos graves, a flebite pode regredir espontaneamente com algumas medidas, como por exemplo, repouso, aplicação de compressas, elevação dos membros afetados e o uso de meias elásticas de compressão.

A flebite é dividida em quatro graus(4): Grau 1: eritema ao redor do sítio de punção com ou sem dor local; Grau 2: dor no sítio de punção com eritema e/ou edema e endurecimento; Grau 3: dor no sítio de punção com eritema, endurecimento e formação de cordão venoso palpável; Grau 4: dor no sítio de punção com eritema, ...

Trombofob é destinado ao tratamento de flebites e tromboflebites superficiais; dores nas pernas relacionadas a varizes; lesões desportivas e acidentais como hematomas, distensões e contusões; tenossinovites; flebites pós-injeção endovenosa e enóclise; estases venosas nas extremidades; dores após escleroterapia venosa.

Durante o tratamento da tromboflebite, os pacientes são encorajados a evitar a imobilidade, ficar ativo para manter a circulação do sangue e continuar suas atividades diárias normais, incluindo o caminhar normal.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

Inchaço na região em que se formou o coágulo; Vermelhidão e calor no local afetado; Dor ou sensação de peso; Rigidez da musculatura.

Os sintomas da tromboflebite atingem o local onde a veia está inflamada e podem causar inchaço, vermelhidão, sensação de que a região afetada está mais quente, aparecimento de cordões vermelhos nas pernas e, quando houver presença de trombose profunda, observa-se dor nas panturrilhas e/ou coxas.

– Aplicar compressas frias no local afetado na fase inicial para diminuição da dor, e a seguir compressas mornas para promover a vasodilatação e reduzir o edema; – Lavar o membro; – Administrar analgésicos, anti inflamatórios e antibióticos quando prescritos.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.