Quais os sintomas de falta de albumina?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Além disso, a falta de albumina no corpo pode causar edemas (inchaço por excesso de retenção de líquido), como o edema pulmonar. Sendo assim, a deficiência de albumina pode causar graves problemas para a saúde, inclusive doenças renais.

Benefícios da albumina
A substância que é produzida no corpo, pelo fígado, é responsável por dar mais viscosidade ao sangue, contribuindo para a manutenção do PH e transporte de nutrientes, tais como cálcio, gorduras e magnésio. Ela é uma proteína essencial para a regulação da pressão oncótica no plasma.

No peito de frango, em peixes como o salmão, atum e sardinha. Peito de peru também é uma ótima fonte de proteínas, o camarão, filé de tilápia. Já em alimentos de origem vegetal a albumina pode ser encontrada na aveia, na pasta de amendoim, ervilha, amêndoas, brócolis, na soja, quinoa, na semente de chia.

Como tomar albumina? Normalmente os suplementos de albumina podem ser tomados misturando-os com qualquer líquido, seja água, leite, suco de frutas, iogurte ou vitaminas, sempre meia hora antes ou depois dos treinos.

  • Fadiga. A fadiga excessiva ou crônica é o primeiro sinal de falta de proteína. ...
  • Fraqueza de cabelo e pele. Um segundo alerta sobre a falta de proteína no corpo é queda ou enfraquecimento do cabelo. ...
  • Perda de massa muscular. Um terceiro sintoma está relacionado aos músculos. ...
  • Doente com frequência. ...
  • Digestão problemática.

A albumina é uma importante proteína sérica, capaz de transportar micropartículas pela corrente sanguínea e auxiliar na manutenção da pressão oncótica, a sua depleção sérica pode levar a uma piora clínica, principalmente em idosos hospitalizados, pois geralmente encontram-se fragilizados.

As soluções de albumina para uso terapêutico são obtidas a partir do fracionamento industrial do plasma humano. O plasma que se destina à indústria de fracionamento pode ser colhido por aférese ou ser proveniente de uma doação de sangue total. Neste último caso, o plasma é excedente do uso terapêutico.

A clara do ovo é o que dá origem ao suplemento albumina e pode facilmente substituí-lo.

Valor de referência
Albumina sérica 3,5 a 5,2 g/dL.

Podemos trocar o ovo pela albumina? Apesar de trazer benefícios para quem deseja aumentar os músculos, Marianna Magri explica que não é interessante trocar o ovo pela albumina. “O suplemento deve ser usado apenas como um complemento, pois possui somente 54% do total proteico da clara do ovo.

A forma mais grave de deficiência de proteína é conhecida como Kwashiorkor ou desnutrição intermediária e geralmente ocorre em crianças de países em desenvolvimento onde a fome e a dieta desequilibrada são comuns.

A proteinúria persistente, quase sempre associada a sintomas como urina espumosa e inchaço físico, costuma ser sintoma de doença dos glomérulos. Esses são aglomerados de minúsculos vasos sanguíneos presentes nos rins, com poros por meio dos quais o sangue é filtrado.

A perda excessiva de proteínas pela urina recebe o nome de proteinúria e pode ser causada por diversas doenças, entre as quais, diabetes mellitus, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis e hepatite viral.

Isso porque essa proteína leva cerca de três horas para ser digerida, o que prolonga a saciedade e ajuda a manter a forma por meio do controle das refeições e dos horários corretos de se alimentar.

A albumina humana tem sido usada para repor a perda de proteínas. Tal pode resultar na mobilização do líquido do edema de volta para a circulação sanguínea, possibilitando que seja excretado pelos rins. A albumina humana pode ser administrada sozinha ou em combinação com um diurético.

Continuar lendo Faz bem tomar albumina?