Quais os sintomas de excesso de magnésio no corpo?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

QUAIS OS SINTOMAS DE EXCESSO DE MAGNÉSIO?

  • Náuseas.
  • Visão dupla.
  • Gagueira.
  • Vermelhidão no corpo.
  • Fraqueza.
  • Falha cardíaca ou respiratória.
  • Paralisia muscular.

Tratamento da hipermagnesemia
A pessoa com hipermagnesemia grave recebe gluconato de cálcio pela veia (via intravenosa) para bloquear o efeito tóxico do aumento dos níveis de magnésio.

A recomendação de consumo do suplemento de magnésio para atingir os benefícios do nutriente para a saúde ou corrigir inadequações e deficiências é diário. O consumo do suplemento na dosagem de 200 a 350 mg é seguro e pode ser realizado diariamente.

Quais as contraindicações do Cloreto de Magnésio? O uso do cloreto de magnésio é contraindicado em pacientes com insuficiência renal severa. Deve ser evitado o uso em mulheres grávidas, uma vez que o magnésio ultrapassa a placenta, podendo interferir nos níveis séricos do feto.

Foi comprovado que a suplementação de magnésio na dose de 368 mg ao dia, durante aproximadamente 3 meses, reduz significativamente a pressão arterial. Veja a matéria completa clicando aqui. Esses são apenas alguns resultados que a suplementação de magnésio pode gerar!

Quando tomar suplemento de magnésio? A suplementação de magnésio pode ser indicada em caso de deficiência do mineral ou quando há necessidade de aumentar a sua demanda. Por isso, essa recomendação deve ser feita pelo médico ou nutricionista após uma avaliação individualizada.

Existem algumas condições e doenças que afetam seus níveis no organismo, levando a quadros de inadequação e deficiência do mineral. Esses quadros são perigosos para a saúde, devido a importância do nutriente. Para detectar a inadequação ou falta de magnésio existem dois exames principais: sangue e de urina.

Magnésio dimalato – Auxilia na redução do stress, ansiedade e depressão. Também tem comprovada eficácia na redução de arritmias cardíacas e dores no peito, fadiga crônica e dores musculares associadas à fibromialgia e osteoporose. Além disso, melhora a memória e reduz a insônia.

Como é feito o tratamento
Já se for por o consumo excessivo de magnésio, a pessoa deverá fazer uma dieta menos rica nos alimentos fonte desse mineral, como sementes de abóbora ou castanha-do-pará. Além disso, pessoas que estejam tomando suplementos de magnésio sem orientação médica, também devem interromper seu uso.

O magnésio malato apresenta uma maior biodisponibilidade em comparação a outras formas de magnésio, o que significa que é mais facilmente absorvido pelo organismo.

Contraindicações de uso
As pessoas que possuem hipersensibilidade ao ácido málico não devem tomar magnésio dimalato. Além disso, não é indicado que crianças, gestantes e lactantes tomem o suplemento sem consultar um especialista da área da saúde.

Por esse motivo, o magnésio dimalato é um dos minerais mais importantes para idosos. Ele ajuda na prevenção e tratamento de diversas condições, possibilitando que tenhamos mais saúde e qualidade de vida.

O magnésio pode diminuir a pressão arterial agindo como um bloqueador natural dos canais de cálcio. Essa função favorece a vasodilatação, diminuindo a pressão dentro das artérias. Isso ajuda a manter a pressão arterial sob controle.

Tem algum medicamento ou suplemento que não pode tomar junto do Cloreto de Magnésio P.A.? Não há nenhuma restrição de consumo com outro suplemento ou medicamento.

A hipomagnesemia pode provocar náusea, vômitos, sonolência, fraqueza, alterações na personalidade, espasmos musculares, tremores e perda de apetite. Caso seja grave, a hipomagnesemia pode causar convulsões.

Eventualmente, uma concentração sérica de magnésio acima dos valores considerados normais (geralmente 0,8 a 1,2 mmol/L, 1,6 a 2,4 mEq/L, 2.0 a 2.6 mg/dL), pode causar reações alérgicas, depressão, cansaço, irritabilidade, câimbras musculares, náuseas (enjôos) e dores abdominais.

O magnésio dimalato, por exemplo, é uma forma altamente absorvível pelo organismo e a sua biodisponibilidade superior já foi verificada em estudos. Isso significa que ele é melhor aproveitado pelo nosso corpo e, por isso, pode ser a melhor opção para quem busca benefícios específicos para as articulações.

O cloreto de magnésio garante níveis normais nos batimentos cardíacos. Ele possui uma função vasodilatadora que o torna um aliado importante para a saúde cardiovascular. Ele ajuda a regular a pressão arterial e, assim, reduz as chances de doenças do coração e de acidentes vasculares cerebrais.

O magnésio, apesar de ser pouco reconhecido para esta função, também auxilia na promoção de uma boa noite de sono, isso porque este mineral atua na regulação do humor, na redução dos níveis de cortisol (hormônio do estresse), na promoção do relaxamento muscular, e no aumento da liberação de melatonina, fatores ...

260 mg

O ideal são 260 mg/diário de magnésio dimalato recomendado pela anvisa. O magnésio dimalato da mineral nutri plus, contém a dose diária exata recomendada somente com a ingestão de apenas 1 cápsula ao dia.

O magnésio auxilia no desempenho esportivo, por meio do fortalecimento muscular. A reposição também está relacionada à prevenção da diabetes, por reduzir a resistência à insulina, e ao alívio da má digestão, devido ao aumento dos movimentos peristálticos.