Quais os sintomas de dengue leve?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

Até o momento, não existe tratamento específico para a dengue. Por isso, nos casos leves, a orientação é: Repouso enquanto durar a febre; Hidratação oral (com água, soro caseiro, água de coco etc.)

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.

“A pessoa doente deve repousar e ingerir bastante líquido (água, sucos naturais ou chá), evitando qualquer tipo de refrigerante ou suco artificial. Antitérmicos e analgésicos que contêm em sua fórmula ácido acetilsalicílico, como a aspirina, devem ser evitados”. - Qual é o tempo de cura para dengue?

No entanto, uma das maiores dificuldades está no tratamento da doença, uma vez que muitas pessoas não sabem que estão com dengue, pois, em muitos casos, a doença é assintomática, ou seja, não apresenta nenhum sintoma.

Manchas vermelhas, planas e distribuídas pelo tronco. Também chamada de “rash”, as manchas de dengue são um sintoma comum, que ocorre em mais da metade dos pacientes com dengue e, geralmente, após o terceiro dia de febre.

Tive dengue e tive todos os sintomas que são: febre, dores nas juntas, vermelhidão no corpo, boca amarga e dor de cabeça.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

Repouso e hidratação constante são medidas fundamentais para a recuperação de quadros com dengue e, quando não seguidos podem causar desidratação grave, problemas no fígado, no coração, neurológico, respiratório, além da dengue hemorrágica.

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele. Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

A forma clássica da doença tem uma duração aproximada de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga por alguns dias. Porém, existem formas mais graves da dengue, levando à hospitalização e, consequentemente, aumentando o tempo da doença.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.

Dentre os exames laboratoriais citam-se o hemograma (que fornece informações iniciais importante assim como indícios de uma evolução desfavorável), a sorologia para dengue (permite determinar se a pessoa possui anticorpos contra o vírus) assim como a tipagem do vírus que permite determinar o sorotipo em questão.

O quadro respiratório é a principal forma de diferenciar a gripe, dengue e Covid-19. Afinal, sintomas respiratórios, como dor no peito, falta de ar, tosse, alterações do olfato e paladar não estão presentes na dengue.

Alimentos que contêm salicilatos e os de ação antitrombótica devem ser evitados em caso de suspeita da doença. Confira: abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passas, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate, uva, alho, cebola e gengibre.

O que a maior parte das pessoas não sabe é que essas doenças podem provocar sequelas. Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.

A dieta da dengue Frutas diversas As vermelhas (maçã, uva, morango e outras) são ricas em bioflavonóides, substâncias que, juntas à vitamina C (presente nas frutas cítricas), aliviam sintomas de gripe e dão resistência contra infecções.

Portanto, evite consumir ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE e UVA. Os alimentos que têm ação antitrombótica são: ALHO, CEBOLA, GENGIBRE.