Quais os sintomas de câncer nos ossos do corpo?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Sintomas de câncer nos ossos

  • rigidez nas articulações;
  • perda de peso;
  • cansaço;
  • falta de ar;
  • inchaço no local da dor;
  • dormência ou formigamento.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias.

Febre ou sintomas inespecíficos que não melhoram. Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada.

Dor no osso afetado é a queixa mais frequente dos pacientes com tumores ósseos. No início, a dor não é constante, mas pode ser mais intensa à noite ou quando se realiza determinados movimentos, por exemplo, dor nas pernas ao caminhar. Inchaço. O inchaço no local da dor pode não ocorrer de imediato.

A dor nos ossos, muitas vezes confundida com dor nas articulações ou com a dor muscular, se origina no tecido ósseo e pode afetar seriamente a qualidade de vida das pessoas por conta de sua intensidade e a dificuldade de mover as partes afetadas por essa dor.

A exposição a materiais radioativos (por exemplo o estrôncio) pode causar câncer ósseo, porque ficam depositados nos ossos. Deve-se lembrar que não é qualquer radiação que causa tumores: a radiação não ionizante, como as microondas, campos eletromagnéticos e telefones celulares, não aumenta o risco de tumores ósseos!

Cabe destacar, que determinados tipos de câncer, como por exemplo os linfomas, câncer de mama, de pulmão e mieloma são mais propensos à evoluir com neuropatia periférica.

Fadiga, perda de peso, alterações da força muscular, atrofia do membro e dificuldade de andar acompanham o quadro. Quando a dor está associada a sintomas neurológicos como perda do controle bexiga, intestino e déficit motor, uma avaliação mais profunda é necessária.

Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura para o câncer ósseo são ainda maiores. No entanto, em casos nos quais a doença já está em estágios avançados e já tenha se espalhado para outros órgãos do corpo, como o pulmão, por exemplo, as chances de cura são menores.

Contudo, não é apenas no hemograma que você pode encontrar essa possibilidade. Alguns marcadores tumorais podem ser identificados por meio do exame de sangue. É o caso, por exemplo, do PSA, que está relacionado com o câncer de próstata.

Ressonância magnética
Exame de imagem usado para detectar câncer em várias partes do corpo, incluindo o cérebro, a medula espinhal e os ossos. Durante o exame, um campo magnético é usado para criar imagens precisas.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Alguns tipos de câncer podem sim causar esse sintoma. Os principais são: mieloma múltiplo (MM), tumor de pâncreas, câncer de rim metastático, câncer de pulmão e tumor de mama metastático.

A dor do câncer pode ser devida ao tumor primário ou suas metástases, à terapia anticancerosa e aos métodos de investigação. Em alguns pacientes, pode também não estar relacionada à neoplasia.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com Câncer nos Ossos? O tempo de vida de uma pessoa com câncer nos ossos é variável. De modo geral, em torno de 70% dos pacientes com câncer ósseo vivem mais de 5 anos após o diagnóstico do tumor ósseo (essa taxa é chamada de “sobrevida”).

dor intensa; inchaço ou deformidade; incapacidade de movimento total ou parcial; estalos no osso.