Quais os sintomas de câncer no útero e ovário?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Sinais e sintomas

  • Desconforto ou dor abdominal, como gases, indigestão, cólicas e inchaço.
  • Sensação de empachamento mesmo depois de refeição leve.
  • Náusea, diarreia, prisão de ventre ou necessidade frequente de urinarPerda ou ganho de peso inexplicável.
  • Perda de apetite.
  • Sangramento vaginal anormal.
  • Cansaço incomum.

Exame de sangue – níveis muito elevados de uma proteína chamada CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário ou, em alguns casos, outros tipos de tumor ou problemas não-cancerosos. Por isso, um exame de sangue pode ser pedido.

O problema pode causar sintomas como dores pélvicas na menstruação ou mesmo fora dela, cólicas fortes, sangramento na urina ou nas fezes e infertilidade.

Os sintomas de câncer no colo do útero incluem sangramento vaginal, dores locais, corrimento vaginal e outros. Nesses casos, a presença de sintomas pode indicar casos já avançados, necessitando de auxílio profissional para avaliação e tratamento.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

Nos casos mais avançados, a mulher pode apresentar sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após as relações sexuais, corrimento vaginal de cor escura e com mau cheiro e dor abdominal associada a sintomas urinários ou intestinais.

Portanto, é bom ficar atenta se perceber:

  • inchaço e vermelhidão na vagina;
  • coceira na região genital;
  • dor no útero, no pé da barriga;
  • vontade frequente de urinar;
  • dor durante a relação sexual;
  • sensação de peso ou pressão na região pélvica;
  • corrimento amarelado ou esverdeado (ocorre quando há infecção por bactéria).

Causas da inflamação no útero
Infecções fúngicas, como a candidíase, também podem causar inflamação. Além disso, doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e o herpes genital, podem afetar o útero. Outros fatores de risco incluem o uso de dispositivos intrauterinos e procedimentos médicos invasivos.

Na fase inicial, o câncer de ovário não causa sintomas específicos. À medida que o tumor cresce, pode causar pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas; náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante.

A ultrassonografia transvaginal nem sempre permite chegar ao diagnóstico enquanto o tumor se acha restrito ao ovário. Exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética podem ajudar a avaliar a extensão da enfermidade.

Quando a mulher passa a sentir dores na área do baixo ventre, onde o útero se localiza, precisa buscar orientação médica o mais rápido possível, até porque o foco do problema pode nem ser o útero.

Os principais sintomas são dor na parte inferior da barriga e ao urinar, sangramento vaginal fora do período menstrual; febre, enjoos e vômitos e dificuldade para engravidar. A inflamação aguda ocorre quando há apenas um episódio da doença, normalmente causado por bactérias que atingem um ou os dois ovários.

Nos casos mais graves do câncer de útero, também podem aparecer dor e inchaço nas pernas e cansaço excessivo.

Trata-se de um tipo de neoplasia maligna que se desenvolve nas células da parte inferior do útero que se conecta à vagina. Com a evolução dos estudos e pesquisas é possível afirmar que mais de 90% dos diagnósticos estão relacionados ao Papilomavírus humano (HPV).

O sangramento mais intenso do que o seu período normal ou irregular, é preocupante em alguns casos e pode precisar ser investigado”, diz Dra. AlHilli. A dor e o desconforto abdominal persistentes podem ser um sinal em potencial de câncer de ovário.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

É o caso do sarcoma ósseo, um tipo de câncer dos ossos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, semelhante ao SUS brasileiro), o tipo raro de neoplasia pode causar dores nas pernas, atrapalhando a caminhada da pessoa acometida pela doença.

2. CORRIMENTO VAGINAL DE COR ESCURA. O câncer no colo do útero pode causar corrimento vaginal (leucorreia) em tons de marrom. Pode, ainda, vir acompanhado de mau cheiro.