Quais os sintomas de câncer na bexiga feminina?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Na maioria dos casos, sangue na urina (hematúria) é o primeiro sinal de alerta do câncer de bexiga.
...
Os cânceres de bexiga em estágio avançado podem provocar outros sintomas, como:

  • Impossibilidade da pessoa urinar.
  • Dor lombar.
  • Perda de apetite e perda de peso.
  • Fraqueza.
  • Inchaço nos pés.
  • Dor óssea.

O câncer na bexiga pode causar mudanças no comportamento urinário. Dessa forma, podem surgir sintomas como urinar com frequência maior que a habitual, sensação de dor ou queimação ao urinar, urgência ao urinar (mesmo quando a bexiga não está cheia) e fluxo urinário fraco.

Os sintomas desse problema na bexiga são vontade de urinar frequente, dor na bexiga, ardência ao urinar, pouca quantidade de urina, dor na parte inferior da barriga, urina escura ou com sangue e cheiro forte, além de febre baixa.

A principal causa do câncer de bexiga é o tabagismo. De 50% a 70% dos casos estão associados ao cigarro. Parte das substâncias tóxicas contidas na fumaça não só do cigarro, mas também do cachimbo e do charuto, é eliminada pelos rins junto com a urina e agride as paredes que revestem o interior da bexiga.

A maioria dos cânceres de bexiga começa no urotélio, que é a camada de células mais interna da bexiga. Ela reveste o interior do ureter, a bexiga, a uretra e algumas partes do rim. Considerado um câncer silencioso, na fase inicial o câncer de bexiga evolui sem apresentar sintomas.

Citologia urinária
Baseia-se na análise da urina com o objetivo de procurar células tumorais que se destacaram do tumor e se encontram em suspensão na urina. Esse exame, no entanto, só consegue detectar cerca de 20% a 30 % dos tumores de bexiga.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Pode não ser tão grave
A presença do câncer de bexiga, na maioria dos casos, não chega a ser um caso de urgência, antes de qualquer tipo de tratamento, que pode envolver uma cirurgia, o caso deve ser estudado adequadamente.

Equipe Oncoguia
As principais opções de tratamento para o câncer de bexiga são cirurgia, terapia intravesical, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia alvo. Em muitos casos, mais do que um desses tratamentos ou uma combinação deles podem ser utilizados.

A bexiga se localiza na parte inferior do abdômen (sínfise púbica) – nos homens, situa-se logo à frente do reto; nas mulheres, à frente da vagina e abaixo do útero.

Muitos pacientes relatam a sensação de punhalada ou alfinetadas, outros como se a bexiga tivesse deslocada para fora da bacia. A dor pode ocorrer no ventre, na região lombar e sacra, uretra, vagina, testículos, bolsa escrotal, períneo ou ainda durante a relação sexual e ejaculação.

Geralmente, a dor na bexiga é acompanhada de outros sintomas, como sensação de dor ou ardor ao urinar, sangue na urina, vontade frequente para urinar, incontinência urinária, sensação de esvaziamento incompleto na urina, diminuição da quantidade de urina ou incapacidade para urinar, e em alguns casos febre ou calafrios ...

Quando diagnosticados com câncer de bexiga estádio IV, a taxa de sobrevida de 5 anos é de 15% para mulheres, em comparação com uma taxa de 27% para homens. Na realidade, mulheres têm uma menor taxa de sobrevida de 5 anos, em comparação com homens, em todos os estádios de diagnóstico.

Os cânceres de bexiga também são divididos em dois subtipos: Carcinomas papilares.
...
Outros tipos de câncer podem se originar na bexiga, mas são muito menos frequentes do que o câncer de células transicionais.

  • Carcinoma espinocelulares. ...
  • Adenocarcinoma. ...
  • Carcinoma de pequenas células. ...
  • Sarcoma.

O sangue na urina (hematúria) pode conferir à urina uma cor rosada, avermelhada ou acastanhada, conforme a quantidade de sangue, o tempo de presença na urina e o seu grau de acidez.

Nem todos os tumores da bexiga são malignos, sendo que cerca de 5% dos casos são tumores são benignos.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Como Prevenir o Câncer de Bexiga

  1. Não fumar. O fumo é responsável por quase metade dos casos de câncer de bexiga entre homens e mulheres.
  2. Limitar a exposição a substâncias químicas ocupacionais. ...
  3. Beber bastante líquido. ...
  4. Comer frutas e vegetais.