Quais os sintomas de câncer de bexiga avançado?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em casos avançados do câncer na bexiga, pacientes podem manifestar sintomas como a impossibilidade de urinar, dor lombar, perda de apetite e consequentemente perda de peso, fraqueza, inchaço nos pés e dor óssea.

O diagnóstico para qualquer tipo de câncer costuma não ser animador, contudo, esse tipo de tumor pode ser tratado e, em linhas gerais, apresenta até 70% de chance de cura, tudo depende da extensão e do grau de agressividade da doença.

1 - Hematúria (sangue na urina): é o sintoma mais comum da doença, caracterizado pela presença de sangue na urina que pode ser visível a olho nu ou identificada em exames específicos. Isso ocorre como resultado do rompimento de vasos sanguíneos no interior da massa tumoral ou da própria mucosa da bexiga.

Sintomas da doença metastática
Perda de peso e de apetite, anemia e cansaço caracterizam a doença disseminada, fase em que as metástases se instalam em órgãos distantes. Coloração amarelada da pele, náuseas e vômito podem ser manifestações de comprometimento do fígado.

Ter um câncer em qualquer parte do revestimento do trato urinário aumenta a chance de ter outro tumor. Por este motivo, os pacientes que tiveram câncer de bexiga precisam realizar acompanhamento médico periódico.

O principal sintoma de câncer na bexiga é a presença de sangue na urina, o que é definido pelos médicos como hematúria. Quando visível a olho nu, a manifestação é chamada de hematúria macroscópica, o que sinaliza casos mais graves. Pode ocorrer também de o sangramento ser invisível a olho nu (hematúria microscópica).

Mais de 90% dos tumores malignos da bexiga se originam no urotélio, sendo que a maior parte deles fica confinado à mucosa e submucosa (tumores superficiais), não havendo o comprometimento da musculatura (tumores infiltrativos).

Citologia urinária
Baseia-se na análise da urina com o objetivo de procurar células tumorais que se destacaram do tumor e se encontram em suspensão na urina. Esse exame, no entanto, só consegue detectar cerca de 20% a 30 % dos tumores de bexiga.

Chamada de quimioterapia neoadjuvante. É aplicada também nos casos de tumores maiores, ou com sinais de infiltração maior na parede da bexiga ou até além da parede da bexiga, ou quando tem linfonodos comprometidos. Nesse caso, o tratamento também deve ser feito por 12 semanas.

Equipe Oncoguia
As principais opções de tratamento para o câncer de bexiga são cirurgia, terapia intravesical, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia alvo. Em muitos casos, mais do que um desses tratamentos ou uma combinação deles podem ser utilizados.

A quimioterapia para o câncer de bexiga pode ser administrada de duas formas: Quimioterapia intravesical. O medicamento é administrado diretamente na bexiga. Esse tipo de quimioterapia é usado apenas para câncer de bexiga que ocorre no revestimento da bexiga.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.

Urina com sangue, também conhecida como hematúria, muda o tom da urina de amarelo para rosada ou cor de cobre, dependendo da quantidade de sangue presente.
...
A urina com sangue pode vir acompanhada ou não por outros sintomas, sendo eles:

  1. dor ao urinar;
  2. dor nas costas;
  3. dor no baixo ventre;
  4. dificuldade para urinar.

Causas de sangue na urina
As principais, são: Infecções urinárias: a cistite, especialmente nas mulheres, é a ocorrência infecciosa mais comum. Nestes casos, o sangramento costuma acontecer no fim da micção e pode ser acompanhado de ardência. Outra possibilidade é a infecção do rim.

O câncer avançado é quando o câncer que porta a pessoa começa a crescer e a disseminar-se a outros órgãos, com o crescimento do câncer as opções de tratamento começam a se limitar, os cuidados paliativos aumentam e se tornam o objetivo principal do atendimento do paciente e sua família.

Sinais e sintomas mais comuns de metástase de alguns tipos de câncer

  1. Ossos fragilizados;
  2. Dores fortes nas costas e no pescoço;
  3. Dificuldade de urinar;
  4. Níveis elevados de cálcio no sangue.

Tem a dor física, que pode resultar em falta de ar, fadiga, náuseas, falta de apetite, além de outras dores muito fortes no corpo. E a dor emocional, que gera o medo, a ansiedade, a depressão. Se olharmos na origem da palavra, paliativo deriva do latim “pallium”, que significa “manto” ou “cobertor”.