Quais os sintomas de algo errado no cérebro?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo.

A dor de cabeça, chamada em medicina de cefaleia, é um sintoma comum de tumor cerebral, sendo considerado o pior sintoma para cerca de metade dos pacientes. As dores de cabeça são geralmente constantes e chatas, apesar de, habitualmente, não serem muito fortes.

6- Angiografia cerebral
Este exame que detecta um tumor cerebral, também é conhecido como arteriografia. É um raio-X dos vasos sanguíneos no cérebro. A angiografia ajuda o médico a determinar se um tumor está afetando o suprimento de sangue para essa região.

Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo. Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples.

Perda de funções neurológicas
As alterações da fala ou da capacidade intelectual também devem ser investigados o mais rapidamente possível. Alguns exemplos são: dificuldade de compreensão, raciocínio, escrita, cálculo e/ou reconhecimento de pessoas; alterações de comportamento (apatia, agitação ou agressividade).

Vários agentes infecciosos causam encefalite, como bactérias, parasitas, fungos e, sobretudo, vírus. Eles são transmitidos por via respiratória, gastrointestinal, por picadas de insetos e carrapatos e até por mordida de animais, como é o caso do vírus da raiva.

Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.

Dependendo do local que ele se encontra, pode comprimir estruturas próximas ao cérebro e causar alguns sintomas, como visão dupla, perda da visão, dor de cabeça, nos olhos, no pescoço, náuseas e vômitos, perda da consciência, confusão, fotofobia ou convulsões.

Um aneurisma geralmente só causa cefaleia quando rompe. Isto causa uma hemorragia súbita no cérebro e leva a um tipo de dor de cabeça muito intensa, “explosiva”, podendo ser associada a náuseas, vômitos e muitas vezes perda de consciência, podendo levar à morte ou sequelas importantes.

Causas de tumores cerebrais
As causas dos tumores cerebrais ainda são desconhecidas. Assim, eles não podem ser evitados. No entanto, pesquisas indicam que os tumores cerebrais aparecem quando genes específicos nos cromossomos de uma célula estão danificados e não funcionam mais corretamente.

Quais sintomas um tumor benigno pode manifestar?

  • Nódulos.
  • Sangramentos;
  • Dor de cabeça, tontura ou problemas na visão;
  • Perda de apetite ou de peso;
  • Dores e desconfortos no local onde surgiu;
  • Dificuldades na respiração.

A tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros.

Os linfomas cerebrais, um tipo de linfoma primário do sistema nervoso central, originam-se do tecido neural e geralmente são tumores de células B. O diagnóstico requer exames de imagem neurológica e, às vezes, análise de líquido cerebrospinal (inclusive títulos de Epstein-Barr) ou biópsia cerebral.

A dor de cabeça secundária é uma dor causada por uma condição clínica, como tumor cerebral, traumatismo craniano, infecção, ou medicação. As causas da dor de cabeça podem incluir: Câncer, incluindo tumores cerebrais, tumores da medula espinhal, tumores da glândula pituitária, nasofaringe e os linfomas do cérebro.

Meningiomas: O que você precisa saber
Esses tumores originam-se na meninge, que é a terceira camada mais externa de tecido entre o crânio e o cérebro, bem debaixo do crânio, que cobre e protege o cérebro. Eles podem crescer lentamente e existir por anos antes de serem detectados.