Quais os sintomas de alergia alimentar em cães?

Perguntado por: igodinho4 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Os sintomas mais frequentes entre os cães que desenvolvem alergia alimentar são vômitos, diarreias, perda de peso, sinais neurológicos e alergias na pele, como vermelhidão (eritema), coceira (prurido) e áreas sem pelos (alopecia).

Além da coceira, vermelhidão na pele, pequenas erupções, lambedura excessiva, vômitos, diarreias e até feridas podem indicar alergia em cachorro.

Como tratar a alergia em cachorro?

  1. Utilizar somente produtos hipoalergênicos na limpeza da casa e na higiene do próprio cão;
  2. Evitar a ingestão de outros alimentos além da ração;
  3. Dar preferência às rações especiais de acordo com a raça ou porte do cachorro.

O Apoquel é um remédio para alergia de cachorro, controle de coceira inflamações na pele de cães. Afinal, nem toda coceirinha é algo normal e pode esconder problemas de saúde.

Segundo a nossa especialista, o tratamento para curar a incômoda dermatite alérgica pode envolver inúmeras etapas, porém, a administração de antialérgicos injetáveis é a terapia mais comum. Esse tipo de medicação age mais rapidamente e oferece boas chances de recuperação.

Entre os antialérgicos mais comuns receitados pelos médicos veterinários, estão o apoquel e o alergovet. Além disso, existem shampoos que possuem compostos que acalmam a irritação da pele e acabam diminuindo a inflamação no corpo do animal.

Em primeiro lugar, os cães alérgicos passam por uma consulta com o veterinário dermatólogo a fim de diagnosticar a DAC e saber se, no caso específico do animal, o teste alérgico pode ser realizado. Existem 2 tipos de teste alérgico: cutâneo e sorológico. O cutâneo é simples, seguro e realizado dentro do consultório.

Inadaptação e apetite seletivo
Alguns pets têm dificuldade de se adaptar a determinadas rações, mesmo que estas sejam de qualidade. Quando isso acontece, o cachorro pode apresentar sintomas de indigestão, como vômitos, gases, dores abdominais e diarreias.

Também é importante destacar que não se pode oferecer nenhum tipo de antialérgico humano para cachorro. Mesmo que a intenção seja ajudá-lo, isso pode acabar prejudicando ainda mais a saúde do animal.

Camomila: remédio caseiro para coceira no cachorro
Como o chá verde, a camomila, mas também a calêndula, é eficaz para acalmar e reduzir as irritações da pele.

Bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, acompanhadas de uma coceira forte, costumam ser as primeiras alterações de alergia. Estas consistem em reações inflamatórias que podem se manifestar em qualquer parte do corpo.

5 dicas para o seu cão que está se coçando muito

  • 1 - Fale com o seu veterinário. Ligue para o veterinário do pet logo nos primeiros sinais de coceira. ...
  • 2 - Previna seu pet de pulgas e carrapatos. ...
  • 3 - Dê banho no seu cachorro regularmente. ...
  • 4 - Escolha a comida certa. ...
  • 5 - Escolha a cama ideal. ...
  • Soluções Ourofino.

No geral, a utilização desses medicamentos pode ocorrer sim. Ao ser receitado qualquer fármaco para o pet, o tutor deve seguir à risca as indicações de dosagem e tempo de uso, que são bem diferentes do uso em humanos. A maioria dos cães toleram bem o uso de antialérgicos sem grandes efeitos colaterais.

Dermatites alérgicas
Na ausência de pulgas e carrapatos na pelagem de um cachorro, uma das possibilidades é que o seu pet esteja com uma dermatite alérgica. Esse tipo de doença de pele em cães pode ser dividido em dois tipos: a Dermatite alérgica de contato e a Dermatite atópica.

A maior parte das alergias em cães se enquadram em um ou mais dos três tipos abaixo:

  • Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitos (DAPE)
  • Hipersensibilidade Alimentar (HA)
  • Dermatite Atópica (Atopia)

Um cão com prurido coça, morde ou lambe excessivamente a pele. A coceira pode ser geral ou limitada a uma área. Seu veterinário irá realizar uma história completa da pele e exame físico. Parasitas, incluindo ácaros e pulgas, são a primeira causa possível que seu veterinário tentará excluir.

Pele seca ou com descamação; Feridas com ou sem pus; Em casos mais graves, é possível notar até a presença do cachorro com febre.

A loratadina é indicada como anti-histamínico, ajudando a reduzir com os sintomas alérgicos dos animais. A loratadina diminui os efeitos da histamina, esta substância é produzida naturalmente pelo corpo. A cada 24 horas durante 7 dias consecutivos, conforme orientações do Médico Veterinário.

A prednisolona é uma medicação para humanos que também pode ser administrada em cachorros e gatos, de acordo com a necessidade do pet. Reunimos tudo que você precisa saber sobre esse medicamento. Saiba para que serve, quando usá-la em tratamento e os efeitos colaterais. Acompanhe!